O bloqueio de dano é um atributo presente em poucos itens e habilidades no jogo, são apenas quatro os itens que apresentam está característica, são eles Stout Shield, Poor man’s Shield (PMS), Vanguard e Crimson guard,  já habilidades, apenas uma tem está caracteristica, o Krakken Shell do Tidehunter.

A habilidade Backtrack do Faceless void pode parecer fazer a mesma coisa, porem não, a mecânica dela é diferente, pois ela “volta no tempo” o dano recebido, não chega a ser um bloqueio mas sim uma regeneração instantânea.

O block não é um inibidor de dano, ele simplesmente bloqueia uma parcela do dano recebido dependendo do item ou habilidade, também vale citar que não se aplica redução de armadura ao dano bloqueado, ele é absoluto.

Por exemplo, O adversário aplica 100 de dano em um herói ranged que tenha Stout Shield e algum item que lhe garanta +2 de armor (aproximadamente 10% de redução de dano).

Dano Final = (100 – 8 (block)) – 10% = 82

Neste artigo focaremos no custo-benefício dos  itens que fornecem block, então vamos tentar entender um pouco o que cada um oferece.

ITEMDados do itemAbsorção
Block rangedBlock MeleeChance de BlockArmorHPRedução de DanoArmadura
Stout shield 81653%005,3010,600,00%
Poor man’s Shield1020100%0,84010,0020,004,79%
Vanguard204066,70%025013,3426,680,00%
Crimson Guard204066,70%2,2825013,3426,6813,00%

Dentro do jogo os valores podem não fechar, mas estes são os reais, digo isso porque o block funciona sobre o Pseudo-Random Distribution, ou seja, o valor de porcentagem do bloqueio não é absoluto como o jogo deixa a entender, quanto mais vezes você falhar em bloquear, maior será a chance de bloquear o próximo ataque, ja o contrário também ocorre, ao efetuar um block, a probabilidade de bloquear um próximo ataque diminui. Por isso, expus o valor real de chance de block.

Obs: O Poor Man’s Shield, apresenta 100% de block somente contra outros heróis, contra creeps e neutrais a porcentagem cai para 53%.

 

Tendo em vista o “poder de block” de cada item, podemos começar a fazer comparações entre eles, como podemos ver abaixo o preço por redução de dano, onde é apresentado o dano recebido e o preço por block de ataques ranged e melee.

Preço por Redução de Dano
ITEMPreço100200
Stout shield 25047,1723,5847,1723,58
Poor man’s Shield55037,1922,1928,1018,60
Vanguard2225166,7983,40166,7983,40
Crimson Guard3850146,1997,0497,8873,09
Preço por Redução de Dano
ITEMPreço300400500
Stout shield25047,1723,5847,1723,5847,1723,58
Poor man’s Shield55022,5716,0118,8714,0516,2112,52
Vanguard2225166,7983,40166,7983,40166,7983,40
Crimson Guard385073,5758,6358,9448,9449,1642,00

 

Nesta tabela podemos ver que os itens que apresentam uma porção de armor tendem a se tornar mais baratos a medida que há aumento no dano do adversário, pois o Block é um valor estático e a armor é uma referencia percentual, no gráfico abaixo deixamos melhor ilustrado este comportamento, comparando o preço do block frente ao aumento de dano recebido.

block1

O Gráfico deixa claro que o Crimson Guard é destes o que tem o melhor escalonamento ao late game, até porque este tem uma habilidade ativa que fornece 100% de absorção de 50 de dano físico em área que está desconsiderado nesta estatística. Nesta comparação vale citar o Vanguard que se mostra um item muito caro para os benefícios que traz, uma vez que comparado aos demais itens da mesma categoria.

Algumas pessoas não conseguem ver o que representa ter X de armor ou Y de Block, o poder de resistência de dano do personagem acaba sendo baseado somente nos pontos de vida, o que é um erro. Há algo que chamamos de Effective HP, Que seria o seus pontos de vida reais.

Mas como assim reais?

Vou explicar… Se um herói tiver 100 de HP e 10 de armor, e o adversário 100 de dano, ele consegue consegue matar em apenas um ataque?

Claro que não!

10 de Armor representa 37,5% de redução de Dano, logo para que seja possível matar este adversário, é necessário aplicar pelo menos 160 de dano físico, pois estes 160 são o EHP (Effective Health Value, ou Valor Efetivo de HP) do adversário no nosso exemplo, ja que há 10 de armor.

Vamos ver então como fica o EHP utilizando os itens que estamos comparando.

EHP
ITEM10001500200025003000
Stout shield 1000,001500,002000,002500,003000,00
Poor man’s Shield1050,401575,602100,802626,003151,20
Vanguard1300,401825,602350,802876,003401,20
Crimson Guard1762,492359,542956,593553,644150,68

Embora não termos entrado no mérito, o Vanguard e o Crimson Guard, alem de block trazem na sua fórmula uma adição direta nos pontos de vida(HP).

 

O que é possível perceber é que quanto maior o armor, melhor o escalonamento do EHP, porem, não é tão relevante ao block, já que este não entra na fórmula do EHP mas vale para efeito de comparação, embora devesse ser considerado.

Por fim, a pergunta que sempre é feita quando falado sobre block, é possível “Stackar block”?, ou seja, utilizar mais de um item destes itens juntos?

Claro que sim!

Contudo o dano absorvido será apenas de um dos itens.

Vou explicar…  Dois Stout Shields juntos, ambos tem 53% de chance de absorver 16 de dano para heróis melee, então ao receber o dano, o primeiro item vai tentar block, caso consiga, 16 será bloqueado, caso não, o segundo escudo tentará o block,  portando, nunca terá 32 de block, somente 16, pois como cada um é testado de forma individual e uma vez que houve o block o outro escudo é dispensado. A vantagem que há nisso é que aumenta a probabilidade, o mesmo ocorre na interação com o Kraken Shell do Tidehunter, mas como este tem 100% de chance de block, dispensa-se o uso dos escudinhos.

Gostou? Ficou claro? Se tiverem dúvidas deixem nos comentários abaixo. Se quiserem mais artigos como este, deixem suas sugestões.

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Styðja

Jogador apaixonado pelo jogo Estudioso incansável na busca de cada pequeno detalhe. Joga de suporte roamer a fim de poder explorar cada espaço do mapa e cada um de seus elementos sem restrições.

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2 Responses

  1. botelho44

    Muito legal o post, poderia tentar preparar um sobre evasion, atack modifers ou sobre a influência dos atributos nos heroes.

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  2. Nidhogg

    Que artigo foda, sensacional, 5 anos jogando Dota vi poucos artigos tão explicativos, sobre este tema então é o primeiro. Parabéns mesmo, ótima página.

    Responder

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