Olá, a todos! Meu nome é Rodrigo, sou novo por aqui e vim apresentar a vocês hoje um recurso bastante útil e que poucos conhecem – o console – uma ferramenta que permite que você digite um comando qualquer, presente em quase todos os jogos da Valve (como aquele console do CS, onde você alterar configurações como gravidade, adicionar um bot, entre outras funções). Ele também existe no Dota 2 e aqui você aprender como mexer nele para melhorar o seu jogo.

O Console do Dota2

No Dota 2 ele também é capaz de alterar várias configurações – muitas delas podem ajudar bastante na hora da partida. Mas primeiro você precisa saber como habilitá-lo, já que ele não vem habilitado ao baixar o jogo. Para fazer isso, vá até a sua Biblioteca Steam, clique com o botão direito no Dota2 e vá em Propriedades, como na imagem abaixo. Depois vá em Definir opções de inicialização e uma janela onde você pode digitar aparecerá.

Para habilitar o console, digite “-console” (sem as aspas) e na próxima vez que você iniciar o Dota2, ele abrirá no menu para você. Uma outra opção é digitar “-con_enable 1” (também sem aspas) e o console estará habilitado, mas não abrirá assim que você iniciar o Dota.

Agora, para poder tirar ou colocar o console na tela, você vai precisar trocar a tecla lá no menu de opções, já que o Dota 2 as vezes pode não reconhecer o seu teclado (o Source 2 melhorou a compatibilidade) – o teclado que está normalmente configurado é o dos EUA (as teclas podem não corresponder corretamente). A maioria das pessoas colocam em algum dos F da parte de cima, como o F11 por exemplo. Eu particularmente coloco no Igual (=) para evitar incompatibilidade com o teclado norte-americano. A imagem abaixo mostra a diferença entre o teclado brasileiro e estado-unidense.

Teclado brasileiro (à esquerda) e o teclado estado-unidense (à direita)

Existem vários outros comandos que podem ser utilizados ali na caixa – você pode alterar o idioma, remover a introdução e até mudar o tema do Dota! Segue abaixo uma tabela com vários desses comandos:

Linha de ComandoFunção do Comando
-consoleHabilita o uso do console e abre ele no momento que você abre o Dota.
-con_enable 1Habilita o uso do console.
-novidRetira o vídeo de introdução (aquele do cara com a válvula na cabeça).
-windowedFaz o jogo rodar em modo janela.
-noborderFaz o jogo rodar em modo janela, mas sem borda.
-fullscreenRoda o jogo em tela cheia.
-highDá ao Dota 2 prioridade do uso de memória.
-map dotaCarrega o mapa de jogo logo que você inicia o Dota. Diminui o tempo de loading antes de uma partida, já que o mapa já esterá carregado.
-language (código)Muda o idioma do jogo todo. No lugar de (código), troque por algum idioma. Exemplos:

  • -language english
  • -language italian
-autoconfigReseta as configurações de vídeo/performance do Dota 2 para as configurações originais do hardware. Ignora qualquer configuração de arquivo.
-nomicsettingsImpede o Dota 2 de fazer alterações nas configurações de microfone. Útil pra quem usa outros aplicativos para se comunicar, como o Skype.
-dashboard (código)Permite trocar o tema da tela de loading/fundo do menu de acordo com o (código) inserido. Opções:

  • international_2012 – Coloca a tela de Loading e fundo do menu do International 2012.
  • international_2013 – Coloca a tela de Loading e fundo do menu do International 2013.
  • international_2014 – Coloca a tela de Loading do International 2014.
  • frostivus_2013 – Coloca o fundo do menu do Frostivus 2013.
  • newbloom_2014 – Coloca a tela de Loading e fundo do menu do New Bloom 2014.
  • spirits_2013 – Coloca o fundo do menu dos Três Espiritos (Patch em que o Ember e o Earth Spirit foram lançados).

Existem vários outros comandos que podem ser usados, mas citei apenas os principais. Para mais, cheque a página da Dota2 Wiki para os códigos de inicialização (em inglês). Um coisa importante: para usar múltiplos códigos, separe-os com um espaço.

Agora entrando nos códigos de console – bem, existem centenas deles. Todos e qualquer tipo de configuração/ação que você pode imaginar dentro do Dota 2 pode ser feito através de um comando no console. Deixarei os comandos principais de lado agora – falarei deles dentro dos arquivos de configuração. O principal uso do console, na verdade, são para testes! Bem, um exemplo – o patch 6.84 saiu com um monte de itens novos e upgrade de Aghanim diferentes. Por que ter o trabalho de ir lá e jogar uma partida e farmar o item que você quer testar sendo que com alguns comandos no console você consegue pegar o item que quiser e testá-lo contra bots? Obviamente que esse tipo de coisa só funciona contra bots ou em lobbies privados – não vá achando que você vai conseguir usar isso em uma partida normal.

Esse tipo de comando é chamado de cheat – para fazer seus próprios testes, basta iniciar uma partida com bots e digitar no console “-sv_cheats 1” (sem aspas). Os comandos específicos para invocar um certo item não serão listados aqui (afinal, são vários), mas passarei o link com a lista. Para entender a tabela é simples: onde está o #, substitua com um número (negativos só serão aplicáveis se estiver especificado); os comandos que possuem 1/0 significa que o 1 ativa e o 0 desliga, por exemplo “sv_cheats 0” desliga os cheats; alguns comandos precisam de um nome-código, seja item ou unidade.

Comando do ConsoleFunção do Comando
 dota_bot_give_item (nome)Dá a todos os bots um item (digite o código do item).
dota_dev hero_refreshEnche o HP e mana do herói selecionado e reinicia todos os cooldowns (itens ou habilidades).
dota_dev hero_respawn Força o herói selecionado a dar respawn. Se o herói estiver vivo, enche o HP e mana e o manda de volta pra fonte.
dota_dev forcegamestartForça o início da partida, pulando a fase preparatória do jogo. Se for usado depois que o cronômetro zerou, não faz nada.
dota_spawn_creeps Força os creeps de todas as lanes (ambos times) a serem spawnados.dota_spawn_neutralsForça os creeps da jungle de todos os campos a nascerem, levando em conta se o campo está bloqueado ou não.
dota_creeps_no_spawning 1/0
  • 1 – permite os creeps das lanes nascerem normalmente.
  • 0 – desliga o nascimento de creeps da lane.
dota_spawn_runeFaz nascer runas na rio. Uma delas sempre sera uma runa de Recompensa, a outra uma runa de Efeito.
dota_dev killwardsDestrói todos os Wards que estão plantados, seja Sentinela ou Observador.
dota_create_unit (nome)
dota_create_unit (nome) neutral
dota_create_unit (nome) enemy
Cria uma unidade qualquer (herói, creep, creep da jungle); seja aliada, inimiga ou neutra. A unidade nasce onde o ponteiro do mouse está.
dota_bot_dump_stateMostra o status e atividade da AI do jogo.
dota_ability_debug 1/0
  • 1 – liga o modo onde as habilidades/itens não possuem custo de mana e cooldown.
  • 0 – desliga esse modo.
dota_all_vision 1/0
  • 1 – liga a visão compartilhada entre os times.
  • 0 – desliga a visão compartilhada.
dota_dev hero_level #Aumenta o nível do usuário em #.
dota_dev bot_level #Aumenta o nível de todos os bots em #.
dota_dev player_givegold #Dá ao usuário uma quantidade # de Gold “não-confiável” (números negativos diminuem).
dota_create_item (nome)Dá ao seu herói um item (digite o código do item).

 

Para informações sobre as unidades e itens sugiro verificar na Dota2Wiki, pois são centenas de unidades e itens, então não convém postar aqui. O site está em inglês, mas é fácil de achar as informações.

Mas e os códigos que ajudam em uma partida de verdade? Bem, para isso a gente criar um arquivo de configuração para rodá-los – afinal, você vai querer eles ligados permanentemente, de outra forma terá que abrir o console toda vez que for jogar pra configurar.

Com o Reborn…

Com a Source 2, o modo como se configura os arquivos de configuração mudaram. Várias das opções que só eram possíveis de mudar com os arquivos foram adicionadas ao painel de opções do jogo, como se pode ver aqui:

No entanto, várias opções adicionais ainda podem ser alteradas somente via arquivo; as instruções abaixo ainda podem ser bem úteis. O exemplo lá embaixo era antes do Source 2.

Para criar um arquivo de configuração, abra o Bloco de Notas e coloque os códigos que você deseja usar – elas variam desde configurações de rede até melhorias como forçar a câmera até um certo ponto do mapa (como as runas) ou fazer o courier pegar os itens do armário e te entregar em um botão duas mudanças muito boas. Ao salvar o arquivo, mude o tipo para “Todos os Arquivos”, nomeie ele como autoexec.vcfg e salve na pasta "Steam\SteamApps\common\dota 2 beta\game\dota\cfg". Aqui embaixo eu disponibilizei a versão do arquivo que eu uso – vocês podem baixá-la e colocar no Dota ou copiar no bloco de notas pra editar. Vale lembrar que essas configurações todas também valem para o Dota 2 Test – desde as opções de inicialização até o arquivo de configuração. É bom trocar também qual programa abre os arquivos .vcfg, como a imagem abaixo explica:

Bem, aqui o link para o arquivo que eu uso (com explicacações dos códigos, basta copiar em um bloco de notas e fazer o procedimento acima ou simplesmente baixá-lo) e aqui o link para a Dota2 Wiki com outros códigos (em inglês).

Importante: faça o teste com as configurações de rede da seguinte maneira – crie uma sala (não uma sala local), insira bots e inicie (iniciar uma partida com bots não serve). Ligue o net-graph, e jogue a partida. Depois apague o conteúdo da parte “Controle de Rede” do arquivo de configuração e repita. Se você não notou diferença nenhuma, nem mexa, mas se o jogo estava respondendo melhor com as configurações de rede, recoloque-as lá.

Abaixo um pequeno exemplo do que o console pode fazer: o range das skills está habilitado e o net-graph ligado lá no topo da tela, como especificado no arquivo de configuração. O netgraph já não existe mais e o range das skills já pode ser colocado pelo menu de opções, mas ainda é possível mudá-los pelo console.

Range das Skills Habilitado com o Net-Graph ligado. (Source 1)

Por hoje é só! Esse foi o meu primeiro post, espero que tenham gostado!

About The Author

Estudante de ciência da computação, paranaense. Nas horas vagas, jogador de Dota2 - de carry a support.

Related Posts

6 Responses

  1. Igor Alegro Nazario

    Outro comando interessante pra galera que joga em modo windowed é o “engine_no_focus_sleep 0” que garante que o cpu não diminua o foco do processo do jogo quando se dá alt-tab e etc, assim não perdendo fps.

    Responder
  2. Lurivan

    Olá, com a atualização do Reborn tenho uma dúvida:
    Havia um comando chamado “Modo Rápido”, que você apenas selecionava a skill e ela era lançada no local do ponteiro do seu mouse, facilitando alguns heros. Esse comando ainda existe?

    Responder
    • lucas

      mano, isso foi adicionado ao jogo. É só você abrir a janela de configurações, e embaixo do lugar de habilidades do dota vai estar escrito: “usar; automático e rápido”. Basta você clicar no rápido e por uma tecla para qual skill você quer, e pronto! agora essa skill que você selecionou vai ser usada na direção que o seu mouse estiver 😀

      Responder
  3. DIOGO

    OLA ACABEI DE COMPRAR UM TECLADO NOVO MAS ELE NÃO FUNCIONA AS TECLAS RAMPEADAS, AQUELAS QUE A GENTE MODIFICA , O QUE EU FAÇO?

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.