Olá Doteiros de plantão!

Aqui é o Zero, e hoje estou aqui para conversar com vocês sobre os Modificadores Únicos de Ataque (Unique Attack Modifier, para quem tá jogando Dota em inglês), que também são conhecidos por alguns como Orb Effects. Vou logo dizer que esse texto é mais voltado para os novatos, maaaaassssss quem é veterano pode muito bem se beneficiar com uma refrescada na memória sobre o assunto, não é? Então vem comigo que o paranauê não é tão complicado assim!

Primeiro, vamos entender o que é um Modicador Único de Ataque (vou abreviar MUA para deixar a nossa vida mais fácil). Os MUAs são efeitos especiais que são aplicados ao ataque básico do seu herói. Que?!

Calma que eu vou dar um exemplo. Sabe a Drow Ranger? Ela tem o ataque básico normal dela, não? Você clica com o botão direito do mouse, e ela dá uma flechada no inimigo, nada de especial. Fora isso, você pode usar as Flechas de Gelo, não é? O efeito da Flecha de Gelo é um MUA. A Flecha de Gelo não é um feitiço propriamente dito, ela é o ataque básico da Drow (a flechada) que ganha o efeito especial (MUA) de retardar o movimento do alvo.

Aaaaah… Então o Mana Break do Anti-Mage é um MUA? Sim. O Poison Attack do Viper? Também. Flaming Spear do Huskar? Era. Não é mais. Aí nós temos que tomar cuidado, pois Dota é um jogo em constante modificação, e é preciso ficar atento para quando esse tipo de coisa muda. Mais que isso, é ler as habilidades dos heróis no caso de dúvida. Sempre que uma habilidade ou o efeito de um item for um MUA, vai estar escrito na descrição.

Mas como eu sou muito legal eu vou colocar aqui uma tabela com todos os MUAs atuais:

Modificadores Únicos de Heróis.
ÍconeNomeDescriçãoTipo

Mana Break

Queima uma quantidade de mana e dá dano físico com base em uma porcentagem da mana queimada do alvo.

Passiva

Frost Arrows

Diminui a velocidade de movimento do alvo.

Autocast

Melting Strike

Reduz a armadura do alvo. Só afeta heróis e ilusões.

Passiva

Liquid Fire

Aplica dano por tempo e reduz a velocidade de ataque do alvo e inimigos próximos. Afeta torres.
(Pode ser combinado com Eye of Skadi e Lifesteal)

Autocast

Arcane Orb

Dá uma porcentagem da mana atual como dano puro. Ilusões e Summons sofrem dano extra.

Autocast

Caustic Finale

Injeta um veneno no alvo que explode após um tempo ou quando a unidade morre, causando dano e retardando unidades próximas.

Passiva

Glaves of Wisdom

Causa dano puro com base em uma porcentagem da Inteligência total do Silencer.

Autocast

Poison Attack

Reduz a velocidade de ataque e movimento do alvo e causa dano por tempo.

Autocast

Modificadores Únicos de Itens.
ÍconeNomeDescriçãoPreço

Desolator
Corruption

Diminui a armadura do alvo. Afeta torres.

3500

Eye of Skadi
Cold Attack

Diminui a velocidade de ataque e movimento do alvo. Atravessa imunidade mágica.

5675

Helm of the Dominator
Lifesteal

Garante 15% de lifesteal em ataques contra inimigos. Não funciona contra torres e unidades mecânicas.

1850

Maelstrom
Chain Lightning

Dá a chance de soltar um relâmpago que percorre unidades próximas, causando dano.
Só é considerada um MUA quando o relâmpago é solto.

2800

Mjollnir
Chain Lightning

Dá a chance de soltar um relâmpago que percorre unidades próximas, causando dano.
Só é considerada um MUA quando o relâmpago é solto.

2800

Mask of Madness
Lifesteal

Garante 20% de lifesteal em ataques contra inimigos. Não funciona contra torres e unidades mecânicas.

1800

Morbid Mask
Lifesteal

Garante 15% de lifesteal em ataques contra inimigos. Não funciona contra torres e unidades mecânicas.

900

Orb of Venom
Poison Attack

Diminui a velocidade de movimento do alvo e causa dano por segundo.
Acumula com Lifesteal.

275

Satanic
Lifesteal

Garante 25% de lifesteal em ataques contra inimigos. Não funciona contra torres e unidades mecânicas.

5950

Commend me pls. Hue.

Leitor Novato: Mano magina só Desolator junto com Satanic no Anti-Mage? Deve dar um lifesteal ab-sur-do!

(30 minutos depois…)

Leitor Novato (Irritado): Que porcaria Zero, bugou o meu jogo, não tava aparecendo nem o Desolator nem o Lifesteal!

Não amigo, não é bug não. Tem uma coisa bem peculiar sobre os MUAs que todo o jogador de Dota precisa saber: eles não dão stack, ou seja, não podem ser usados todos ao mesmo tempo. A exceção à regra é o caso do Eye of Skadi/Orb of Venom juntos à itens que dão Lifesteal. Esses são os únicos MUAs que podem ser usados em conjunto.

Portanto, não adianta juntar Desolator com Satânic no Anti-Mage porque o Mana Break dele se sobrepõe ao MUA que ele ganharia dos dois itens. O mesmo aconteceria com o Sand King por causa de seu Caustic Finale. O jogo dá prioridade a certos MUAs sobre outros. Para deixar essa regrinha clara, vamos pela ordem:

1. Modificador Condicional: São os MUAs que só ocorrem em alguns ataques, fora do controle jogador. É o caso dos itens Maelstorm e Mjolnir, pois os MUAs deles possuem uma chance de serem ativados no ataque normal (25% e 20% respectivamente). Se eles não forem ativados, o outro MUA que você tiver será aplicado então. Por exemplo, se você tiver Mjolnir e Desolator, 20% dos seus ataques vão ativar o Mjolnir e o resto ativará o Desolator.

Nota: No caso de MUAs como Poison Attack (ou seja, que podem ser castados manualmente ou automaticamente), o modificador condicional só pode ser acionado se a habilidade em questão estiver no modo auto-cast. Se você estiver castando a habilidade manualmente, não vai ter Mjolnir ou Mealstorm no meio dos seus ataques.

2. Modificador por Habilidade: Exatamente o que diz no título. É MUAs que estão contidos na habilidade de um herói, seja um auto-cast (e.g. Frost Arrows) ou uma passiva (e.g. Mana Break). E caso você esteja jogando Ability Draft, não adianta pegar vários MUAs no mesmo herói: a primeira que você obter se sobressai sobre as outras que você escolher posteriormente.

3. Modificador por Item: Desolator, Mask of Madness, Eye of Skadi, e toda aquela lista de itens ali em cima. Caso você tenha mais de um, a prioridade vai para o item mais antigo do seu inventário.

Nota: Caso você tenha dois MUAs vindos de itens, você pode “escolher” qual você vai utilizar. Basta dropar os dois itens, e pegar, primeiro, de volta o MUA que você quer ativo.

Nota 2: No patch 6.83 a Diffusal deixou de ser um MUA, mas ela ainda não funciona com o Mana Break do Anti-Mage por ambos terem o mesmo efeito de Manabreak.

E é isso aê. Quando a dúvida bater, só seguir a listinha!

Leitor novato: Mas porque meu amigo fez Mask of Madness na Drow Ranger então?

Bem, nesse caso de uma habilidade que pode ser castada manualmente, você pode optar por qual MUA você vai ter. Se você fizer Mask of Madness na Drow Ranger, você vai conseguir o Lifesteal desde que você não use o Frost Arrows. Fora que às vezes o cara tá pensando mais no Attack Speed do que no Lifesteal, mas enfim…

De qualquer maneira, o recado está dado: Modificadores Únicos de Ataque não dão stack. Toda vez que você se lembrar da regra (e a exceção) para montar sua build, o Titio Norris vai te dar um joinha!

giphy

Boa sorte e bom jogo a todos!

About The Author

Related Posts

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.