O dota 2 Reborn entra em beta, e com ele muitas mudanças que nos foram prometidas. Qual o impacto dele para o nosso dota? Apesar de apenas visual, são muitas.
Antes de começar esse texto, vou dar uma pausa para me apresentar melhor, Gisa, 34 anos, Design e Desenvolvedora há 15 anos. O que vou tentar expor aqui, é deixar um pouco o lado profissional falar, para mostrar o quão significativas são as mudanças no nosso amado jogo.

Eu vou começar pela história da interface do dota, nós falamos dela aqui contando toda a trajetória do beta até esse momento. Muita especulação tomou conta do dota, quando o mesmo nos tirou o Diretide prometendo que tudo isso não seria possível pois o dota passaria por uma grande mudança. O source 2 que também comentamos um pouco aqui, está incluso nela.
Então como um relâmpago a Valve criou o hotsite e anunciou Dota 2 Reborn – Beta. Usuários ficaram confusos, um novo dota? Dota 3? Dota 2.5? Será que meu pc aguenta?

São muitas perguntas, mas nós vamos tranquiliza-los:

Hammer

-1: Este é o mesmo dota, com outra cara. Sim, o dota que você joga continua o mesmo (em partes é claro). O que muda é o gráfico no game e principalmente a interface (A tela de entrada do dota, para buscar game, conversar entre outras coisas).

-2: Porque Beta? Por que a Valve, diferente de outras empresas como Riot, Hi REz e Blizzard trabalha num sistema muito conhecido no mundo do software livre sendo assim, ela libera a seus usuários grandes atualizações, e vão corrigindo com a ajuda da própria comunidade. É um modelo interessante pois quando ela avisa que vai lançar, já está tudo pronto e não há demora para entregar aos usuários. Não existe beta fechado como em outros games.

-3: Mas por que eu tenho que baixar separado? Por que assim você pode testar antes sem prejudicar o seu jogo com bugs 🙂 É responsabilidade sua saber que está em Beta e entender que há erros exatamente para serem corrigidos.

Para quem não entende muito sobre o termo beta:

Versão beta – no desenvolvimento de software, uma “versão beta” de um produto é aquela que ainda está sujeita a desenvolvimento mas que é lançada com o motivo de testes.

-4: Tá mas e meus itens? Como fica? Fica a mesma coisa. Você pode usá-los da mesma forma. O que muda é o visual gráfico dentro do jogo e fora, e é deles que vamos falar agora que você já está mais tranquilo.

Reborn e sua nova UI com UX

 

-Que? Ui? UX? Do que você está falando? Ui quer dizer User Interface enquanto UX é User Experience. É a interface e a experiência que você tem com ela.

É por isso que sites mudam, inclusive quem está conosco faz tempo, sabe que aqui mesmo sempre tentamos trabalhar para melhorar a sua experiência em navegação, em acessibilidade e usabilidade seja para desktop, mobile (celular) ou tablet.

No dota, já tinhamos sugerido no nosso tópico um projeto de um usuário, e parece que esse foi um start grande para nova fase do dota. A preocupação deles era criar uma interface mais limpa, mais dinâmica, para que pudesse atrair novos usuários, e agradar a antigos. Esta ainda tinha que trazer todo o potencial do game para as telas e ser um porto seguro para a nossa fase com Custom Games (Não vou me estender a eles, pois farei uma matéria separada).

Se pegarmos os seus tidos como “concorrentes” é perceptível que o dota estava um tanto atrasado no quesito Layout:

League of Legends

 

Hots – Heroes of the Storm

 

Smite


Obviamente nem mesmo ela agradará a todos. Como já diz os provérbio “Não se pode agradar a gregos e troianos” e o impacto da nova interface afeta disposição de itens, de heróis, filtros novos, novas maneiras de conversar e é esse pequeno first look que você verá abaixo.
Lembrando que nosso intuito aqui não é dizer o que ele tem, mas sim analizar suas melhorias, pois o review está bem claro na própria página do reborn: http://www.dota2.com/reborn/part1

O primeiro grande impacto é na cor. Falando um pouco sobre psicologia das cores, você tem o antigo vermelho com o atual azul / preto chumbo. Enquanto o vermelho traduz conceitos como Ação, aventura, agressividade, sangue, perigo, energia, excitação, amor, paixão, força e vigor. (O que também se encarado, pode ser um dos problemas para rage já que ele incita agressividade), o azul representa Autoridade, calma, confidência, dignidade, estabilidade, lealdade, poder, sucesso, segurança e confiabilidade. E o preto?
Autoridade, rigidez, clássico, conservador, formalidade, mistério, seriosidade e tradição.
Até a logo de vermelho para um tom mais alaranjado ganha uma nova identidade no topo: Criatividade, alegria, entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude.

Isso é lorota. Deve ser, mas profissionais da área trabalham com esse conceito. Ou por que você acha que quase todo fast food é vermelho e amarelo? 😉
A mudança pode ser traduzida numa linha como um Dota mais divertido, contudo cheio de estabilidade e sucesso. E por mais besteirol que isso possa aparecer para você, pode ter certeza que as cores mexem sim com seu estado de espírito.

Um detalhe importante é o que eles falam sobre Framework

“Todo o painel foi reprojetado, usando um novo framework de interface e a engine que dá vida ao jogo foi refeita por completo. ”

Framework é um conjunto de códigos em que desenvolvedores trabalham em cima. Isso agiliza o trabalho e permite facilidade nas alterações. Qualquer implementação pode ser mais rápida e concisa
Mudanças importantes.

Chat e Voz.

Quem não faz uso de Skype ou Team Speak para falar? Há outros programas, mas de fato para quem joga em 2 ou 3 pessoas acaba optando por uma opção off. Agora o Dota permite conversa com a sua “party” o que facilita e diminui o uso de um programa. Parece besteira mas é memoria do computador a menos permitindo mais qualidade pro game também.
As salas de chat foram modernizadas. Você pode criar grandes salas ou apenas de equipes menores, agilizando muito os processos.

E quanto aos Invites? Quem nunca entrou no dota e choveu de gente chamando? Agora você pode cancelar um convite caso não queira que alguém que você convidou erradamente jogue. Pode ainda recusar, e até mesmo bloquear convite do seu amigo chato que chama toda hora.
Perfil, estatísticas e um Dota mais social.
Agora você tem uma nova forma de organizar seu perfil. Dados estatísticos e MMR por herói. Se acha bom demais com Invoker? Será que ele é mesmo seu melhor herói?


Os dados são baseados em suas últimas partidas. Acha que está na hora de melhorar com um herói? Com a nova ferramenta você pode ver onde melhorar.
Além disso a uma espécie de mini Twitter, que mostra o que você ganhou ou fez, e você ainda pode deixar uma mensagem, além de permitir aos amigos, comentarem sobre seus feitos.
Praticamente uma mini rede social para conversar, jogar, comentar, falar e se divertir.

Inventário melhor
armory

O inventario foi todo reformulado. Agora você não tem páginas e ele está todo organizado por herói. Há como tirar essa opção, e provavelmente a criação de filtros vai ficar muito mais inteligente.
Com a chegada deste novo inventário também, muito provavelmente não teremos mais que fazer uso do “expansor” que abria espaço, uma vez quem não há mais números de páginas ou espaços de inventário.
Tudo é muito fácil e bonito. Você escolhe um set principal e customiza. Melhor ainda seria e espero que a Valve escute a comunidade, se você pudesse salvar de 1 a 5 “Custom Sets ou Mix Sets” como é feito no TF (Team Fortress, também da Valve).

Abaixo a tela do TF. Vc tem A / B/ C/ D/ cada um é um conjunto que você monta para usar. Sonhar não custa né?

Heróis heróis heróis.


Carry de early game? De Late? Com o novo painel, os filtros de heróis também estão bem mais inteligentes. Há um hero browser para mostrar set com os heróis mostrando os sets. Você pode dar refresh ali. Fica impossível não ficar brincando. Mas não é isso que chama atenção, mas sim a forma dinâmica que você tem de filtrar e também o novo Hero Demo:


Abrir uma partida com bot, carregar, demorar horrores, sair da partida para ver como fica o set in game? Chega de tudo isso. Uma lane, e agora você não precisa ativar cheat para dar level up nem para equipar seu herói. Comprar blink dagger para chegar na loja secreta? Que nada. Tudo ta simplificado com o Hero Demo.

E no mapa? E in-game? Muda alguma coisa?

Muda e continua em teste. É até difícil dizer algo aqui que pode mudar com uma nova atualização enquanto escrevo. Mas um fato inegável é que o mapa está maior. Amigos do facebook do #WTD disseram que ele está cerca de 5% maior, e isso pode ser visto abaixo.

Com a chegada do source 2, as texturas estão bem mais bonitas e vivas.
Além disso, há melhorias nos “Camps”, “Spots de wards” e muito mais. Aqui você confere um pouco com a Galera do Dota Cinema as diferenças:

E-sport

DotaTVComo o dota ganha dinheiro? Com itens, e com campeonato. Não é estranho o número enorme de campeonatos organizados? Parte dessa grana com a venda de tickets obviamente vai para ela. Então o que ela fez? Com o novo reborn, reformulou a forma como você vê os jogos.
Partidas com estatísticas, e a opção de assistir depois para ele salvar a partida. Quer ver Navi x Team Secret mas não quer perder IG x Nip? Clica que ja salva para você!

E para você seja dentro do e-sport e fora:

“GERENCIE, COMPARTILHE E DISCUTA SOBRE PARTIDA
Adicione descrições aos seus replays favoritos e compartilhe-os com amigos. Todos os replays também terão a sua própria seção de comentários, facilitando a discussão sobre as melhores jogadas e viradas mais decepcionantes de qualquer partida.”

Cotocou numa partida? Ultou no creep? Ou fez aquele rampage maneiro. Agora replay pode ser nomeado, colocado descrição e gerenciado. Até para nós do WTD essa vai ser uma maravilha para poder fazer nossa sessão de vídeos com vocês 🙂
NeverMissAMoment
A palavra no dota é hora de compartilhar e se divertir.

E para finalizar: Bots mais inteligentes
GuidedBotMatches
A seção de aprendizado no dota está mais bonita. E os bots? Mais inteligentes. Bot fazendo pull e Stack, Treinamento guiado por bots, uma nova forma para dizer que o Dota não é tão complicado quanto se imagina.

Poxa Gisa, mas eu to sabendo que tem custom map. Tem sim. Mas para não se estender muito, preferi falar deles separadamente =)
Para adiantar o assunto, falamos que você pode favoritar, votar, ter jogos indicados baseados no seu estilo de custom games (Gostou de Custom Game A? Ele te apresenta um com estilo parecido) e apesar de estar ocorrendo muitos e muitos erros, é um fato inegável que os custom maps dão uma nova vida ao dota.

Para concluirmos, é claro que tudo isso ainda está sendo apresentado a comunidade e muita coisa vai mudar, mas esse novo ar ao dota mostra somente que a Valve está preocupada sim e tentando resolver seus problemas mesmo que lentamente. Ainda há problemas com matchmaking, mas quem joga outros jogos, sabe que isso é recorrente em todos os games.

Sobre o Reborn, essa é uma interface que para mim agradou demais. Lembrando claro que temos a ferramenta de Reportar Bug dentro do próprio Dota.
Há muito por vir nessa nova fase, e eu acredito muito que o Dota está crescendo para melhor. Infelizmente somente a versão Windows está disponível enquanto escrevo essa matéria, mas a versão em Linux e Mac devem entrar nos próximos dias.

E você quais as suas impressões? Perguntas são bem vindas nos comentários =)

Dota 2 Reborn e uma nova página na história do dota
Usabilidade95%
Cores90%
Experiência90%
Navegabilidade95%
Implementação70%
Funcionalidades87%
88%Overall Score
Reader Rating: (39 Votes)
75%

About The Author

Gisa

Suporte com alma de carry, louca por cosméticos e customização, Courier Pet Collector, Jogadora Noob e administradora / design no #WTD nas horas vagas.

Related Posts

13 Responses

  1. Avatar
    Commander

    Bem legal a matéria,

    A opção de “customizar” sets como ocorre no team-fortress seria bem legal mesmo.

    Além disso quanto mais bonito o gráfico é sempre melhor! =)

    Dota está sempre em constante mudança, vamos para a nova fase ^^

    Responder
  2. Avatar
    botelho44

    Muito boa a matéria, dá vontade de correr para casa e jogar ^^ 🙂

    As mudanças são fantásticas e vão agregar muito quando todos os mecanismos estiverem funcionando.

    Vamos la “fedar” nesta nova fase.

    GG WP Valve 🙂

    Responder
  3. Avatar
    Henrique

    ótima materia Gisa! Ver que o publico feminino hoje em dia ta sabendo mais que muito marmanjo que se acha gamer me da uma alegria sem dimensões.. UEHEUHEUHEUEH

    apenas como critica construtiva , ha um erro no trecho “”A mudança pode ser traduzida numa linha como um Dota mais divertido, contudo cheio de estabilidade e sussesso. E por mais besteirol…” *SUCESSO

    Continue com o bom trabalho! Com certeza voltarei a visitar a pagina

    Responder
    • Gisa
      Gisa

      Oi Henrique, tudo bem? Obrigada pela visita e pela correção 😛 Dei uma escorregada na hora de escrever =D Espero vê-lo mais por aqui 😉

      Responder
  4. Avatar
    Vítor

    Ótima matéria, novo aqui no WTD e estou adorando o site, interface linda, suave e moderna, mas também, depois de ouvir a história do cargo de trabalho da Gisa exclarece tudo.

    Certos usuários da steam ( como eu ) estamos enfrentando problemas pra baixar, desde o primeiro dia do lançamento do update estou tentando baixar, mas ele sempre reseta, seja lá quando eu inicio o jogo, desligo a steam ou pauso, eu vou ter que esperar mesmo pelo full update, sem falar que o pessoal só está pulando no Reborn pra assistir partidas e jogar custom games, de resto o game normal está com bastante players.

    Responder
    • Gisa
      Gisa

      Oi Vítor. Seja bem vindo ao wtd. Ontem minha internet estava de graça e não consegui responder o comentário nem mesmo do celular.
      Fico feliz que tenha curtido o site. Tem muita matéria legal do pessoal aqui, recomendo a leitura. O Design ainda tenho que melhorar muita coisa, mas prometo faze-lo em breve hahaha
      Já quando ao Reborn, muitas e muitas pessoas tem tido problema pra baixar. Uma das coisas, é que o povo não estava no Steam Beta Update da própria Steam. Quem não tem a opção habilitada simplesmente não consegue baixar e trava o update. Além disso ainda está bem bugado. Eu entrei mais pra testar e tentar jogar os custom games, como todo mundo está fazendo, mas desde sexta só consegui entrar em um Overthrow q bugou e caiu todo mundo.

      Eu sei que a Valve foi muito maluca de jogar ele assim, mas também respeito sua maluquice. Aguardo pra ver como ficará sem bugs, pq com bugs já esta bonito hahaha

      Responder
      • Avatar
        Vítor

        Poisé haha, eu entendo que o jogo é uma beta, mas está mais para um estado Alpha, existem muitos bugs mesmo, pra se ter idéia o sistema de report de bug também está bugado, de tanta gente que tá reportando bugs, é até engraçado dizer isso. Ao menos sabemos da existência da source 2.

        Continue com o ótimo trabalho em desenvolver o site ( e a todos que ajudam nisso ), tem ótimas matérias que valeram o tempo ler, e o design do site já está ótimo, se pretende melhorar vai ser bom também.

  5. Avatar
    Thiago Sant'Ana

    Ótimo tópico,
    Gostei bastante da nova interface deu um ar diferente para o Dota que estava faltando, mais dinamismo e inteligecia. Apesar dos vários bugs que eram esperados por ser um beta acho interessante ressaltar a melhoria no desempenho e gráfico da nova engine, claro que não foi uma mudança da aguá para o vinho, mas aparentemente deram aquela polida principalmente no ambiente do jogo, o gráfico estatístico no perfil do player também ficou muito bom (claro que não prova nada, mas já dá para saber mais ou menos o estilo do jogador e principalmente para se aprimorar), na minha humilde opinião acertaram “a boa”. É bom saber que a empresa se preocupa em melhorar o game e não apenas arrecadar com venda de itens e afins, considerando a quantidade de player ativos no game eles poderiam apenas deixar como estava e apenas lançar mais alguns heros, ver o jogo que se gosta progredir é muito bom.

    Responder
    • Avatar
      HZ|O Colosso Oberjarl Supremo

      E algumas falhas foram corrigidas…o Yurnero ficava em 180 graus no chão…mais agora fica só a 90 graus kkk….

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.