Recentemente um assunto se espalhou entre o facebook e causou muita confusão. Um mod trazia mudanças no visual da Lina e da Crystal Maiden respectivamente gelo e fogo, invertendo seus “efeitos visuais”.
Pra quem já acompanha o dota a tempos e principalmente streaming como do Niklas “Wagamama” Högström (wagamamatv) sabe que ele usa uma Templar Assassin com cores amareladas tanto em suas vestes como em suas skills
Nos vídeos do dota cinema você tem também o Spirit Breaker com a brincadeira de primeiro de abril, com um mod de Heart Breaker. O mod foi tão divertido que hoje várias vezes ele aparece nos vídeos do canal.

 

Mas como isso é possível? Seja bem vindo ao mundo dos mods, mas não de custom games, e sim de Custom Cosmetic.
Custom cosmetic é algo visível somente em seu pc, e é totalmente permitido pela Valve porque não traz benefício algum ao jogo. Deixamos claro que Custom mods não são hacks! Até por que parte deles são construída com a ferramenta da própria produtora: Dota 2 Workshop Tools
Sons, Huds, skins de personagens, efeitos de partículas em itens e heróis, retratos. Tudo é possível no mundo dos mods para tunar seu dota 2.

Alguns mods ganham tanto destaque que acabam sendo incorporados pela Valve. Um bom exemplo que chega a ser engraçado é a mudança de lado da Phase Boots. Um usuário da área de mod no reddit a alguns dias antes do lançamento do último update “shifting snow” fez uma brincadeira segundo o vídeo

Alguns dias depois a Valve atendeu o pedido do chororo no reddit e mudou a bota de lado deixando-a como todas as outras, e utilizando o mod de “shutnik” como parâmetro para a mudança.

Além de skins, outra coisa bem popular são as mudanças de sons dentro do jogo. Alguns personagens ganham sons personalizados como SandKing que emula o som do Dj preferido dos doteiros  Darude em sua skill

Outros mods de sons espalhados pelo youtube:

Mix

SKrillex

E na época de final de ano, não faltou mod pra comemorar:

Ou talvez apenas aproveitar para ser diferente:


Depois disso tudo você pensa: Eu quero isso! Mas e se ferrar com meus arquivos? Calma, tudo pode ser revertido.
Para instalar, o processo de cada mod é basicamente igual, com a diferença e muita atenção para as pastas substituidas (pasta de som/ pasta de heroi): você baixa o mod, muda a pasta original do jogo (faça sempre backup) e depois disso ativa via o comando “-override_vpk” que força você a pegar um conteúdo custom, ao contrario do original. Existem programas que facilitam a manipulação desses arquivos mas por não testar até o momento em que faço essa introdução, deixo essa parte de instalação para uma segunda parte deste artigo

obs: não nos responsabilizamos por danos pois usar ou não mod é seu próprio risco!

Infelizmente não há um local onde você possa achar mods sem muita pesquisa. Pera, não havia =)
Agora além de criarmos uma nova área no site para download em breve (Dando os devidos créditos a seus criadores) nós vamos ter uma sessão falando somente sobre criação de mods, partículas, huds, ícones e até mesmo custom games e também sobre a utilização dos mesmo. Se você gosta de 3D, de mexer com a Workshop Tools fique ligado.

Essa é só uma pequena introdução para você começar a imaginar as muitas possibilidades da customização no dota. 😉

Curtiram? Qual herói você gostaria de ver um mod por aqui!

11 Responses

  1. Douglas Alexandre

    Um mod pra P.A. com tom de pele normal.

    Um comentário a parte, alguém poderia fazer um set para o Zeus que faça ele parecer o Zeus de verdade heheheheeh esse padrão dele é horrível!

    Responder
  2. Nyx

    nao sei como fazer esse demonio… baxei umas aki mas nao sei onde diabos faz essas trocas!!! e ainda nao axei um tutorial!!! vc tem algum ai???

    Responder
  3. Gustavo

    O uso das skin mods, tipo arcana itens e mudança de estilo dá ban ? estou com essa grande dúvida e queria uma resposta legal.

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.