O tempo passa, e você já parou pra pensar o quanto o Dota evoluiu? As vezes estamos sempre iludidos olhando o futuro, com novos patches (como exemplo do novo 6.84 que está por vir quando escrevo este post) recheado de novos recursos, mas e se olharmos para trás?
A comunidade do Dota é uma das mais exigentes quando se trata do nosso querido Moba e por isso hoje eu trago um pouco de nostalgia e de tudo que o dota já passou, através da sua UI (User Interface / Interface de Usuário) e também de personagens e conceitos que circulam o game

E para começar, tudo começa com um concept art ( Conceito de Arte do personagem) que define como ele é inicialmente. Abaixo Queen of Pain. Falaremos mais de concepts arts na segunda parte deste post, se vocês gostarem =)
concept-queenofpain

Concept Art do mapa de dota 2 - Radiant

Concept Art do mapa de dota 2 – Radiant

Depois do conceito, estava na hora de modelar e principalmente fazer uma versão jogável. Dota 2 entrou em alpha fechado em 2010 e passando para beta fechado em agosto de 2011

ui-fase-1

Pré- alpha Dota 2. fase muito inicial de desenvolvimento , mas jogável.

Texturas simples, ícones feito praticamente no Paint do Windows, Tudo era apenas um rascunho que serviria pra delimitar a interface. Não mais que 30 personagens estavam habilitados na fase inicial. Abaixo alguns dos ícones dos heróis do Alpha
portrait

fase-4-sk

Skeleton King – Alfa do Dota 2.

Hoje conhecido como Wraith King, o esqueleto mais querido do Dota foi mudado em dezembro de 2013 por problemas de direitos autorais. Em destaque, os ícones das skills, principalmente a primeira e a ultimate. Saudades Skeleton King!

ui-fase-2

UI menu de Beta.

Observe  que abaixo da foto do Alquimista, tem um botão enorme chamado Placeholder que nunca teve objetivo ou serviu pra algo. Não havia muitas texturas também e minimalista não era bem o estilo da nossa interface. Tudo era assustadoramente grande 😛

ui-fase-3

Entrando em Beta

Observe os ícones de compra, e note que o comerciante é o mesmo do Secret Shop. Ainda não havia distinção entre eles, e se quer entre Radiant and Dire.

Vengeful-Spirit

Vengegul Spirit – Modelagem do primeiro concept art da personagem

Vengeful Spirit que estava desde o começo no Dota, também mudou bastante, mas ainda hoje, com a ajuda de Mods (Se você não sabe o que é, saiba mais aqui!) é possível usa-la como no original. As coisas começavam a ficar mais bonitas e ganhar forma

Beta, novas texturas e novos modelos, mas a catapulta foi substituída

Beta, novas texturas e novos modelos, mas a catapulta foi substituída

Mais algumas imagens do Beta, com foco no Chat, na busca por partida, e personagens antigos.

E assim chegava o TI 1 – O primeiro torneio oficial de Dota 2. O jogo ganhava corações de antigos usuários que viam com bons olhos as mudanças da Valve para o retorno do seu moba favorito, contudo, ainda causava também desapego e há quem prefira até hoje os modelos do dota 1 e que elevou as críticas contra o game. Abro espaço aqui para falar que a comunidade sempre foi uma faca de dois gumes para o game, e da mesma forma que move-se para o bem, move-se para o mau.
Independente disso, o primeiro TI teve mostrou o desenvolvimento dos retratos animados, mas bem diferentes do que vemos hoje. O vídeo abaixo mostra alguns deles na seguinte ordem

  • Alchemist;
  • Clinkz;
  • Kunkka;
  • Alpha Gyrocopter;
  • Lifestealer;
  • Alpha Phantom Assassin;
  • Bounty Hunter;
  • Alpha Queen of Pain;
  • Venomancer;
  • Huskar;
  • Dragon Knight (I always forget he wasn’t around during TI1);
  • Ursa;
  • Riki;
  • Skeleton King;
  • Alpha Omniknight.

Nova fase do beta em 2012 / 2013 - Nova interface foi introduzida , e também a introdução de itens e cosméticos .

Nova fase do beta em 2012 / 2013 – Nova interface foi introduzida , e também a introdução de itens e cosméticos .

Cosméticos, você pode não ligar para eles, mas são eles que movem uma parcela do Dota. A necessidade de personalização dos personagens  e HUDS (Design da tela) começa quando o Beta avança com fãs por todo o mundo. Muitas keys são distribuídas, chegando ao cúmulo de 1 pessoa ganhar 20 a 50 keys para chamar seus amigos. O Dota começada a crescer.

9 de Julho de 2013 é quando Dota é oficialmente lançado. A interface então está mais perto do que vemos hoje, com amostragem de eliminações, mortes, assistências e muito mais.

Então chegamos a 2014 – 2015 a espera do novo engine Source 2. Atualmente Vengeful está bem mais bonita, mas não é só isso.

Dota2_Venge_New

Novo modelo – Vengeful Spirit

O dota ganhou ferramentas de apoio como o Workshop Tools e uma visão 3d que pode ser acompanhada no vídeo abaixo apresentado no Ti4. Dentro do jogo também há uma visão 3d que tem rendido bons vídeos pela internet.

Diante disso, estamos a ponto de uma prometida nova grande mudança. Se ela vai realmente existir, ainda não sabemos, mas é fato que o Dota evoluiu e pode evoluir muito mais, com o apoio da comunidade. São milhares de usuários livres para criar conteúdo, e que muitas vezes tem seu trabalho visto e valorizado pela Valve.

Um bom exemplo pode ser visto aqui  de uma interface feita por usuário.

Então, depois dessa grande viagem sobre o que era o Dota, e o que é o Dota, deixo vocês com esses belo painel exposto no The International 2014 – TI 4 que mostra a beleza do jogo

ti4-releases

E se você chegou a jogar no beta? Qual a sua melhor memória sobre o começo do dota 2?

Cya Dota apaixonados.

About The Author

Gisa

Suporte com alma de carry, louca por cosméticos e customização, Courier Pet Collector, Jogadora Noob e administradora / design no #WTD nas horas vagas.

Related Posts

11 Responses

  1. Avatar
    Flah_los

    É daora que eu tenho o Dota 2 faz 3 anos e como a gente se acostuma com as coisas e nem lembra direito como eram antes.

    Responder
    • Gisa
      Gisa

      Muita coisa mudou, mas é aquilo, não vemos pq nos acostumamos aos poucos. É quase como ver alguém que mudou a eras depois de um tempo. Vlw Flah!

      Responder
    • Gisa
      Gisa

      Olá Rafael, aquela interface é somente o design, ela não é operacional. Embora muitos fãs tenham curtido e incentivado a mudança. Quem sabe em breve 😉

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.