Para aqueles que reclamam que não sabem wardar, ou para aqueles que sempre ouvem em suas partidas “suporte não warda direito” e coisas do gênero, vou ensinar para vocês tudo que vocês precisam saber na hora de colocar as wards.

Alguns truques e dicas serão expostos aqui também, então fiquem ligados.

Vou usar como base da explicação esse mapa.

11836689_1662362650650654_5900157979632744537_nTemos que ter em mente que wardar não é uma receita. Vai depender muito de cada jogo e de cada situação que você tiver vivendo. Esse tipo de noção só acontecerá a medida que vocês forem jogando. O mais importante disso tudo é aprender com os erros. Tudo vira experiência, sejam elas boas ou ruins.

Os pontos amarelos

Bom, no início do jogo, é sempre bom wardar as runas. Os pontos amarelos demonstram os cliffs, que são as partes elevadas e que podem te dar vantagem sobre o inimigo. Quando esse cliff está perto do rio, essa sentinela é boa para evitar ganks usando esse trajeto, sem contar o óbvio controle sobre as runas (mas por favor, não se matem pela bounty rune do início, sério).

Na imagem abaixo, podemos ver um bom local para colocar a sentinela reveladora. Ela consegue revelar três pontos que são bastante usados nas partidas em geral.Done

 

Os pontos vermelhos

Os pontos vermelhos irá depender de como o jogo está se desenvolvendo. É uma alternativa caso o suporte adversário esteja dewardando suas sentinelas que estão nos cliffs.

Na imagem abaixo, mostra um bom uso da sentinela reveladora. Nesse local, você consegue descobrir sentinelas observadoras. Esses locais são usados com bastante frequência. A que está no cliff dá uma proteção ao carry para que ele possa farmar os ancientes com tranquilidade. Já a que está na escada, dá uma noção da movimentação do mid.

999

Os pontos verdes

Partindo para os pontos verdes, são pontos de wards para monitorar a jungle. Esse locais são essenciais caso o objetivo seja controlar a sua jungle ou a jungle inimiga, rastrear a movimentação deles por esses lugares e garantir um farm mais tranquilo para seu carry.

d1
fd

 

Os pontos rosas

Os pontos rosas, demonstram locais para wards agressivas e defensivas. São ótimas no early game para proteger sua lane de um possível gank, evitando algumas mortes.
Um exemplo prático disso: imagine que você está em uma trilane avançada (você está nos Iluminados). O ponto rosa dentro da jungle, seria o lugar ideal para evitar uma gank, seja esse gank vindo do mid adversário ou uma rotação dos suportes que vieram do top (imaginando que essa trilane avançada, esteja contra o offlaner adversário).
Outra coisa importante é que o ponto rosa nos ancientes dos Temidos pode fornecer uma visão de que o carry adversário está farmando lá, ou que os suportes estão fazendo stack.

ddd1Dica: quando você não tem o controle da partida e deseja wardar mais avançado assim, aconselho usar uma smoke, para que não seja detectado por nenhuma sentinela inimiga, evitando assim, ser surpreendido.

Observando a imagem abaixo, o local ideal para dewardar essas sentinelas que evitam o gank no bot e no top. São caminhos muito utilizados e colocando a sentinela no local correto, consegue minimizar as mortes provenientes desses ganks.

14122

w

Os pontos azuis

Falando sobre os pontos azuis – na minha opinião – são os locais mais situacionais. Mais situacional do que os próprios pontos brancos (que são os situacionais). Parece confuso, mas vou explicar.

No mapa, os pontos azuis estão como push, mas não são tão usados. São locais mais incomuns de colocar ward, dependendo só, e somente só, de como o jogo está desenrolando.

zd

Os pontos brancos

Os pontos brancos requerem um pouco mais de atenção. Em alguns casos – como por exemplo, na entrada da jungle dos Temidos, considerando que você está no ponto rosa do mid e deseja subir para dentro da jungle – o ponto branco pode ser combinado com o ponto rosa.
Tá mas, como assim combinado? Simples.
Supondo que o ponto rosa seja uma ward observadora, você pode colocar uma ward reveladora no ponto branco, evitando assim, uma deward do suporte adversário e garantindo toda movimentação da equipe.
Segue a imagem para ilustrar o que eu disse.

bdDica: pode ser bem simples e talvez até uma dica boba, mas faz diferença. Coloque primeiro a ward reveladora para ver se há ward inimiga. Caso haja, aconselho não colocar, porque, provavelmente, o suporte inimigo irá colocar uma ward reveladora também. Caso não haja ward inimiga, é seguro colocar a ward observadora.

Fique atento a esses locais que são bem usados para wardar. Você terá vantagem caso coloque a ward primeiro, sendo assim, mostrando se o suporte wardou ou não aquele local.

Para finalizar

É bom lembrar de alguns truques, como por exemplo, dá para “comer” a sentinela com tango e também usar um machado supressor (queeling blade) para quebrá-la.

É bom deixar claro que existem incontáveis outros lugares que não dá para citar aqui, até porque esse guia não é uma receita. O guia é para você ter noção do que fazer no jogo. Aconselho sempre deixar sentinelas próximo ao roshan e também nas runas.

Salve uma vida, compre uma ward.

 

4 Responses

  1. kunkinha

    Lol “salve uma vida compre uma ward” ^^ gostei. Gostei muito do guia. Seria legal também um guia de onde wardar quando tem heroes que ficam invisíveis no time adversário, ou como se comportar contra heroes deste tipo. Parabéns novamente e obrigado pelo conteúdo. 🙂

    Responder
    • joão

      O guia de sentrys que o kunkinha falou seria muito bom mesmo. Eu mesmo não sei exatamente onde colocar as sentrys quando há algum(s) invisível lá. Compro logo umas 4 e wardo a lane kkk

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.