Talvez seja novidade para maioria dos players brasileiros, mas em outros países é extremamente comum jogadores fazem partes das ligas de Dota 2. Essas ligas possuem seus respectivos formatos de jogo, duração e etc, exatamente como um campeonato profissional, porém com uma pequena ressalva; em campeonatos a avaliação é baseada em desempenho de times, já nestas ligas cada player tem sua própria avaliação e os times são aleatórios e formados antes de cada partida.

Uma das ligas mais famosas e reconhecidas é a NEL (NA Elite League) criada pelo (ex) jogador profissional ixmike88. Jogadores como Arteezy foram ‘encontrados’ dentro destas ligas devido a certa atenção que os vencedores das ligas recebem dos times profissionais (variando claro de acordo com a credibilidade da mesma). Mas se você pensa que simplesmente vai entrar na liga, jogar e se tornar um jogador profissional, muita calma nessa hora, para se inscrever na liga, é necessário possuir um Voucher.

Entenda o Voucher como uma espécie de ‘carimbo’ que representa estar apto a jogar esta liga, e para tal, são necessários alguns pré-requisitos básicos (mas nem tão básicos assim) que são:

  • 5,1k MMR no server NA ou 5,6k MMR no server EU
  • Mínimo de 500 jogos ranked’s.

Após atingir estes pré-requisitos existem alguns passos a serem tomados para adentrar propriamente a liga, estarei deixando no final da postagem os links com as explicações dadas pelo próprio ixmike88 (e também outros admins da liga) sobre como solicitar o Voucher.

Porém, ultimamente as coisas não tem dado tão certo na NEL. Existem vários relatos no reddit (novamente deixarei o link no final da postagem) reclamando sobre a postura de alguns administradores da liga serem um tanto quanto “rudes” com os jogadores. Atos como remoção de Voucher sem motivo justificável tem sido relatados, inclusive por um usuário no reddit afirmando que seu Voucher foi retirado pela justificativa de ter jogado muitos jogos com os heros Juggernaut e Troll Warlod (que estão praticamente em todos os jogos profissionais por estarem no metagame atual) em pubgames, algo totalmente sem sentido e fundamento, o usuário inclusive possui printscreens onde os admins deixam claro que o motivo foi exatamente esse.

Deixando de lado esses problemas administrativos, as ligas de Dota 2 parecem ser uma boa saída a players com um certo grau de habilidade que se cansaram de jogar pub/ranked games e procuram por algo mais sério. Nos resta aguardar e torcer por melhoras para estas ligas, afinal de contas, os únicos atingidos por essas desasvenças são os participantes e consequentemente a comunidade de Dota 2.

E você, participa ou participou de alguma liga de Dota 2? Tem vontade de ingressar em uma ou acredita que não haja vantagem e aprendizado algum ao se jogar esse estilo de partida? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e nos diga o que pensa sobre essa caminhada para cena profissional de Dota 2.

Good Luck and Have Fun.

Links:
Template para solicitação do Voucher
Reclamação da NEL no reddit

About The Author

melody.0912

Administrador de Servidores e jogador de Dota 2 meia boca. Apaixonado por wombo combos, traduzir guias, Alasca Young e pão com ovo.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.