Então chegamos ao patch 6.85 como a Valve havia prometido. Já até falam no 6.86 mas vamos por partes. Ontem o anúncio do mesmo, foi colocado no hotsite da Valve (veja aqui) e já entrou para testarmos sem aquela espera de 2 ou 3 dias como era anteriormente.

Novamente é hora de reaprender o dota, mas desta vez de uma forma, ao meu ver bem mais branda do que as mudanças totalmente radicais que tivemos em outros patchs. Não há itens novos e são apenas alguns nerfs e buffs que claro mudam a forma de jogar e colocaram / retiram heróis do meta. Reunimos nossa equipe pra opinar um pouco sobre esse patch, e o que esperar. A ideia é que cada um possa dar seus 2 centavos sobre o que agradou e desagradou cada um e porque unanimemente este é o patch do “Push”

Gisa

Alguns heróis que estávamos acostumados ao patch passado devem sumir, isso como de costume. Algumas coisas ainda não ficaram tão claras mas eu acho que uma das coisas que mais me desagradou foi o nerf da Difusal Blade. Não ter mais a chance de matar o Golem do Warlock, assim como summons e outros. Não acho que seja uma mudança efetiva para o item.

Também achei desnecessário o nerf na Pedra de Sangue (Bloodstone). Ao meu ver, é uma forma de forçar a compra de um item mais caro como a octarine.

O TP a 75 gold me agrada, e agora ninguém tem desculpa pra andar sem. De fato, o incentivo da equipe da Valve para o uso do mesmo tem sido absurdo :P. Brincadeiras a partes, os itens não tiveram lá mudanças tão drásticas. Itens novos tiveram balanceamento, até pra incentivar o uso. Muitos agora não passam mais imunidade mágica como é o caso do Brasão Solar (solar Chest).

FireShot Capture 7 - Dota 2 - Atualização de jogabilidade 6.84 - http___www.dota2.com_685

Já os heróis, vi muita gente chorando pelo Necro Ancient. Eu como jogadora de Necro sinceramente estou “ok”. Não acho lá uma prática muito boa e nunca achei divertido. Divertido mesmo é matar e deixar o cara fora por tempos e isso não foi alterado.

Alguns heróis que estavam aparecendo e causando problemas tiveram nerfs bem grandes como Bloodseeker, Storm Spirit, Lescharc e claro Techies.

De fato eu não achei totalmente necessário todos os nerfs que techies tomou. Número de bombas infinitas? Agora techies faz roshan sozinho. Apesar de ser um saco de gold para suporte também.
Acho desnecessário eliminar as bombas com o Machado Supressor (Queelin Blade).
Gosto da ideia de gold por destruir minas, mas achei o valor alto.

Alguns suportes como Shadow Shaman, Lich e Lion devem reaparecer. Isso me deixa feliz. Pode parecer pouco mais os 100 a mais de raio no Ultimate de Aghanin do Lion, mudam muita coisa pra quem joga com o herói. :D

Alguns Carrys também receberam bons buffs e devem aparecer mais. Terrorblade, inclusive foi retirado do Captains Mode e teve suas habilidades reajustadas. Legion é outra heroína que deve aparecer mais.
Death Prophet e Luna também tiveram bons buffs, mas acho que dentre os heróis, as três coisas que mais me causaram impacto foi a Ultimate de Aghanin do Bat Rider que pode puxar aliados, o poder do Ogre Mage de bufar torres e catapultas (sim ele virou o viagra delas) e a nova habilidade da adaga da Phantom Assassin. Se você não entendeu, imagine uma PA de Desolator. Ao atacar com a adaga, ela vai retirar armor. Se ela estiver de BF ela vai dar cleave na adaga! Cleave com Critico se a porcentagem acertar.

Eu juro que li aquilo e fui testar na hora. Fiquei com cara de WTF Valve? Mas Patch é isso ai

E depois de olhar bem o que posso dizer sobre esse patch é: Push

Pra mim a tendência de push está absurdo. Muitas team fights vão continuar, mas a estratégia de push deve prevalecer diminuindo um pouco o tempo da partida que pra mim já estava muito grande.

Styoja

Discordo totalmente quanto ao nerf na Diffusal Blade. Ela foi buffada. Purge é uma das habilidades ativáveis mais fortes do Dota e feedback é uma passiva muito boa que acumula com outros modificadores de ataque.
O único viés negativo do update foi a interação com o Golem (o que foi necessário para tornar o Warlock relevante novamente), contudo foi retirado o cooldown do purge, isso é um absurdo de bom.

Alguns heróis esquecidos receberam bons buffs, alguns ops receberam fortes nerfs.

View post on imgur.com

Algo que vejo bastante favorecido neste patch é o push, Aghanin do Nature Phophet ficou realmente forte, Battlecry do Lonedruid esta absurdamente forte tambem, isso sem contar pequenos buffs no Lycan, no Necronomicon e na Aura da Drow Ranger.

Outra coisa que o patch nos trouxe é o fortalecimento de alguns heróis em algumas posições que estão sendo pouco jogados.
SK com sua passiva fortificada sustenta melhor uma offlane, VS, Mirana e Invoker com seus buffs de ganho no atributo principal podem aparecer mais na posição de carry e Rikimaru e Balanar com seus regen fortemente fortificados podem exercer melhor um papel roaming ou offlane e por fim o Batrider que pode acabar voltando ao mid, pois o Aghanim neste personagem pode ser um divisor de águas no jogo o que pode justificar o jogar em uma posição onde consiga mais farm.

Embora pouco tenho a acrescentar, gostei pontualmente das alterações no Weaver, Elder Titan, Leshrac, Storm e Lina.
Acho que SF, Ember e WR, embora fortes no patch realmente não precisavam de modificações e que o Nerfhammer foi muito fraco na Qop.

techies

No mais a grande incógnita é o Techies, tem menos burst com apenas uma bomba, contudo consegue fazer jungle de forma mais eficiente, será que melhorou ou piorou?

Kainen

Bem, eu gostei bastante do patch. O meta vai continuar bem próximo de antes, o foco agora é mais em levar torres, conquistar objetivos, vários heróis que levam torres em segundos foram buffados. As melhores opções de heróis vão mudar um pouco: Leshrac, Gyro, QoP, Bounty Hunter, e cia. são ainda boas opções, mas há agora o leque de boas opções é muito maior, tivemos muitos buffs.

As mudanças que mais me agradaram foram a do Undying (seu late-game é bem melhor agora, provavelmente vai tomar uns nerfs em um patch futuro), Terroblade (precisava de um rework), Kunkka (precisava de pequenos buffs fazia tempo), Chaos Knight (farma melhor agora, algo que ele tava precisando bastante), Brewmaster (um herói que tem a cara do meta, mas estava usável. Espero vê-lo mais) e Batrider (até que enfim alguns buffs, depois de nerf atrás de nerf).

batrider

Não só heróis que levam a lane rapidamente foram buffados, mas também vários heróis que abrem espaço para o time levar torre, Roshan, ter controle do jogo, foram buffados. É o caso de Brewmaster, Batrider, Bristleback, Centaur, Kunkka, esse estilo de herói que está constantemente buscando uma luta pra causar estrago no time adversário.

Sobre as mudanças nos itens, achei a maioria é bastante justificável. Alguns itens, como a Pedra de Sangue (Bloodstone), foi nerfada somente porque heróis do meta a constroem constantemente, mais ou menos como aconteceu com a Lâmina Etérea (Ethereal Blade) uns patches atrás, quando Tinker e Morphling eram heróis comuns. Capa Cintilante (Glimmer Cape) e Brasão Solar (Solar Crest) tomaram um bom nerf, nada que inviabilize o item, só não fazem deles itens bons para qualquer situação.

glimmercape

Como disse, no geral gostei. Mudanças significativas no estilo das partidas só vão ocorrer mesmo quando eles mudarem o gameplay, como fizeram do 6.83 pro 6.84. Acredito eu, que mais heróis façam parte do meta agora.

Sckharr

Eu gostei desse patch por um simples motivo: a redução no preço do teleporte. Principalmente para quem prefere jogar como suporte (meu caso) isso foi um ‘buff’ e tanto.

Falando sobre alguns heróis, particularmente, achei que o Cotocoseeker (Blood), Gyrocopter e Queen of Pain deveriam ter recebido um nerf mais incisivo, mas pegaram leve com eles. Me agradou o buff no Batrider, que é um herói que eu admirava bastante na offlane, então eu fiquei satisfeito ao colocarem o efeito da Aghamin nele. Acredito que o nerf no Bounty Hunter não foi nada comprometedor e ainda sim, é muito viável fazer aquele Bounty roaming (mesmo que agora dê menos gold quando o herói marcado acaba morrendo). Me agrada também o buff no Brewmaster, que é um herói que não apareceu nenhum pouco no meta passado, sendo que, no TI3 era um herói importante.

FireShot Capture 12 - Dota 2 - Atualização de jogabilidade 6.84 - http___www.dota2.com_685

Olhando o buff que os suportes tomaram, o do Dazzle foi bom e agora torna mais viável pegar o Poison Touch, já que, independentemente do level da magia, só são gastos 100 de mana para usá-la. O Earthshaker tomou nerf no dano da Fissura, mas nada comprometedor. Gostei do buff em cima do Ogre que também estava sumido do meta e que tem tudo para voltar, com o aumento do da velocidade de ataque usando o Bloodlust, sem contar que agora dá para usar essa magia em torres.

Agora, não pouparam esforços para nerfar o Leshrac e a Lina (totalmente compreensivo).

Indo para a parte dos itens, não entendi o nerf na Phase Boots e não me agradou essa mudança. O Fragmento Lunar não necessita de receita mais e a Foice de Vyse, Ring of Health e a Void Stone ficaram mais baratas.

No geral, é sempre bom mudar, mas não sei ao certo o impacto que isso irá causar no meta. Tá mais para acrescentar heróis ao meta, do que substituir aqueles que estavam tendo um win rate muito alto.

Wakeup

Fiz uma análise seguindo o update. Talvez tenha ficado extenso demais.
Heróis:

Indiretamente, as auras dos Ancientes são buffs para o Chen. Mas acho que dificilmente terá muito efeito.
O buff do Alchemist parece interessante, mas o problema com vida ainda continua.
O buff no range do Cold Feet do AA é legal. Agora ele pode ficar mais longe ainda para jogar o ult e evitar entrar no meio das TFs.

Bane pode ficar um pouco mais versátil, mas acho difícil voltar ao meta.

Não curti muito o Aghs para Batrider (a não ser que o Achemist faça para ele). Batrider só vai fazer Aghs depois da Blink e Force Dagger (e talvez outro item tipo Shiva’s Guard), então quando ele terminar Aghs, o jogo já vai ter acabado (ou perdido bem antes).

Bloodrage heal nerfado! Quem sabe veremos menos bloods na jungle?

O nerf no bonus gold do Track (ultimate do Gondar) foi necessário, estava bem chato para um full suporte, apesar que suporte BH praticamente só usa Track. Kappa.
O aumento na área do Dispel do Brewmaster é bem interessante, mas quase nunca eu reparava alguém utilizando (nem eu mesmo).

Duvido que Chaos Knight entre no meta. Ele não tem a habilidade de flash farm (farmar rápido) igual a outros carries da atualidade. Talvez em alguma estratégia de Snowball funcione bem, mas é arriscado.

Gostei do buff no Test of Faith (Damage) do Chen. Esta habilidade tinha CD muito alto e gastava muita mana.
Nerf necessário no Dark Seer, mas faltou aumentar mais 2s no Vaccuum Kappa.
Death Prophet vai mudar nada na minha opinião…
Prevejo Doom voltando aos matos, como antigamente… e substituindo BloodSeeker. Espero que isso não aconteça com frequencia:

Nem sabia que Breath of Fire tinha debuff (Attack Damage Reduction: 20/25/30/35%).
Elder Titan continua feio…

Enchantress não vai mudar muita coisa, eu acho. Ela continua tendo o menor HP do jogo (pelo menos acho que é o menor).

Enigma… não sei se isso fará tanta diferença assim.. Eu acho que não.
O slow do ultimate do Gyro era bem forte. Mas acredito que o nerf no Rocket Barrage não vai mudar tanto.
O buff no Invoker foi interessante, mas ele não tem Flash Farm como os mids do meta.

Jakiro! Dual Breath já era forte (mas difícil de acertar). Talvez ele volte para o meta, mas parece estar mais dependente de level.
O buff no Ezalor vai fazer 0 de diferença…
Acredito que o kunkka continua a mesma coisa.

Buff interessante na Legion Commander, mas dificilmente será jogada como HC. Provavelmente mid.
Lich virou egoísta. Dica: dá para sacrificar a catapulta.

Buff necessário no Rage. Nova meta é infestar algum ancient no level 6 e creepar com o ancient: Aqui você confere que o Loda já começou a usar.

Lion vai continuar sendo full suporte, então, infelizmente, quase nunca vai tirar Aghanin…
O buff no CD da skill Summon Spirit Bear vai facilitar a fazer Lone Druid mato. Mas eu esperava que o Battle Cry fosse global com Aghs.

Talvez Luna entre no meta. O buff no ganho de força vai ajudar muito na sustentabilidade e de certa forma, ela consegue creepar bem.
Lycan também pode voltar ao meta com o ganho de força, mas o Shapeshift continua tendo tempo de transformação.

Agora Magnus consegue manter 4 heróis com Empower… OP? Magnus suporte? Acho difícil rsrs.
Esse buff no Morphling de ganho de agilidade não vai deixá-lo OP. Afinal são apenas 10 de agilidade a mais no level 25 (eu acho).

As arvorezinhas do Furion são muito rápidas!!! Ainda acho que Aghs não vale tanto a pena, ainda mais que este patch é bem baseado em velocidade de farm. Dificilmente Furion vai rushar Aghs e conseguir fechar em 15~20 minutos. Até lá, o outro time já deverá ter algo para counterar as treants.

O buff na Vendetta da Nyx é ótimo. Talvez Nyx volte a ser um bom herói para se fazer offlane.

Fiquei indiferente sobre o Bloodlust poder afetar as torres. A torre nem tem tanto ataque assim. Mas a piada que no futuro qualquer buff vai afetar as torres foi engraçada. Não achei o tópico do reddit.

Fortune’s End do Oracle pode ficar muito forte com a redução de CD para 6s no level 4.

PA OP demais com esse buff na Stifling Dagger.
Pudge também ficou mais chato… 27% de slow level 1 da skill rot!!!
Agora Pugna é tão rápido quanto a Luna. Agora dá para esconder melhor a Nether Ward.

Riki tem quase uma Tranquil Boots.
Spectre pode creepar um pouco mais rápido. Mas não sei se fará tanta diferença.

Storm vai sofrer bastante no começo do jogo por causa da mana. Mas acredito que no meio para o final do jogo, continue bem parecido.

Em tese, as bombas do Techies continuam a mesma coisa, mas agora será necessário colocar o dobre de bombas no mesmo lugar. 10 de gold é razoável, afinal 1 sentry custa 100 de gold, precisa tirar 10 bombas para chegar nesse valor.

Timber!!! Volte ao meta! S2

Tusk levou nerf pesado, mas era necessário. Acho que Aghs deveria dar uns 400 de dano físico, pelo menos. 200 de dano por 4200 de gold, melhor fazer Force ou Daggon.
Undying com Aghs ficou bem forte, mas até fazer a Aghs… Talvez a nova moda seja rushar Aghs e ver no que dá.
Achei desnecessauro o nerf no Witch Doctor. Afinal, ele só é forte se o outro time não tiver nenhuma stun/silence para parar o Doctor. E Euls não é tão viável já que diminui o cast range.

itens

Nos itens, algumas observações:
Drums estava bem fraquinho para um item de quase 2k de gold. Mas ainda acho que não vale a pena fazê-lo.
Dust precisava diminuir o CD.
Helm of Dominator parece ter ficado bom. Imagina o pequeno Satyr com 1400 de vida!
Medalion e Solar Crest deixavam o Roshan muito fraco. O nerf foi bom.

Gostei da retirada do recipe da Moon Shard. Era muito chato faltar espaço para segurar a segunda HyperStone.
O bonus de movement speed da Phase Boots parece interessante. Talvez seja viável fazer para suportes melee que precisam de movimentação.

No Final das contas

Ufa, opiniões a mil, diferentes umas das outras, e como sempre, teremos 6.85 a, b, c e a sopa de letrinhas inteiras de correções. Veremos ainda muitas formas criativas de se adaptar a este patch no competitivo e com certeza imitaremos nos pubs da vida.
E você, concorda com alguém daqui? Discorda geral? Qual foi a melhor e a pior coisa deste patch? Conte-nos, e vamos pras jogatinas.

Good Luck and Have Fun! #PartiuJogarDota6.85

About The Author

Gisa

Suporte com alma de carry, louca por cosméticos e customização, Courier Pet Collector, Jogadora Noob e administradora / design no #WTD nas horas vagas.

Related Posts

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.