Novembro trouxe a surpresa de um novo herói ao dota, que todos julgavam chegar somente em 2015. Oracle entra em cena e junto com ele, a tão esperada Arcana da Phantom Assassin que ganhou a votação do compendium do Internacional de 2014 (mesmo que alguns não concordem com tal julgamento) além de outros itens prometidos pelo mesmo compendium como creeps novos, esfinge e tudo mais. Falaremos dele em breve por aqui assim como da HQ lançada aos moldes do jogo Team Fortress pra apresenta-la.

A questão principal aqui se chama: Manifold Paradox e toda a polêmica que talvez a Valve não faça nem idéia que criou! Aqui um look da Arcana de Phantom que já começou a dividir opinião entre os players.

 

 

O Item está com 20% de desconto e qualidade exaltada até por enquanto e traz:

  • Evolução da arma ao completar contratos
  • Inimigos veem efeito especial ao serem atingidos por Coup de Grace
  • Mortes causadas por Phantom Assassin geram um memorial paradoxo no campo de batalha
  • Emoticon animado para conversa
  • Retrato e ícone de minimapa personalizados
  • Efeitos personalizados para todas as habilidades de Phantom Assassin
  • Animações novas de punho duplo
  • Voz alterada
  • Visual de base personalizado com efeitos de ambiente especiais
  • Pose de equipagem e efeitos personalizados
  • Ícones de habilidades e de herói personalizados

Veja Mais aqui

Como é uma questão de gosto e estilo, alguns acharam linda, outros acharam que descaracterizou totalmente a personagem (Mas há quem elogiou a cinturinha).
Cheguei a ouvir que ela não parece uma assassina. Lembrando que ela pode sim ser usada com outros itens (Como a da Legion Commander) só não pode trocar a espada.

O item mais zuado (da qual até concordo que poderia ser mais bonito) foi o ícone de ultimate, que foi trocado depois de muita reclamação nos principais foruns de dota no mundo (não é exagero)

arcana20684_i3arcana20684_i3a

Mas não era só isso. A Arcana inclui o contrato e com ele o evento Nemesis Assassin

cuiAN9z
Explicando um pouco mais:
O evento Nemesis Assassins será um minigame que ocorre em meio aos jogos normais. Todos aqueles que comprarem a arcana da Phanton Assassin vão habilitar a possibilidade de iniciar este evento em seus jogos.
Ambos, Normal e Ranked Matchmaking foram redecorados com este novo modo e o seu FAQ (Arquivo de perguntas frequentes) relacionado como visto na imagem acima.

Como funciona?

  1. Quando um jogo começa, o jogador que tiver a arcana da Phanton Assassin receberá um contrato, dizendo-o para matar outro determinado jogador. O contrato será anunciado a todos, então todos os jogadores saberão quem é o alvo. O mini-game por padrão começará 15 segundos após o jogo começar.
  2. Uma vez que o contrato for aceito, duas coisas podem acontecer: ele pode ser cumprido ou negado. Se a PA ter sucesso em matar o seu adversário, o contrato foi cumprido, mas se por venturas do destino a caça se torne o caçador e mate a PA, o contrato é considerado negado. Um deve matar o outro, se a morte for computada a outro jogador, nada se altera.
  3. Cumprindo devidamente o contrato a PA e todos seus aliados serão recompensados, ja o contrário também é verdadeiro, ou seja, sendo negado o contrato todos os inimigos são recompensados. (Lembrando é apenas 1 contrato por partida ok?)
  4. No fim do jogo, as recompensas serão listadas. Se ninguem no time tiver a Manifold Paradox (PA Arcana), a recompensa ficará sem dono.
  5. Junto a isso, ganhando pontos durante o eventos te permitirá desbloquear duas novas cores das Armas da PA na arcana.

gT83KG3

Em minutos, tanto no reddit quanto em fóruns e grupos, a arcana tomou conta de posts e mais posts. Então a conversa girou em torno do evento que vem com a arcana e a pergunta que não quer calar: Dota virou Pay to Win?

Para muitos, o evento vai contra a política do dota free to play (o que eu já deixo claro que discordo, porque a arcana não atrapalha em nada a não ser que você fique babando nela e não jogue). Todos os heróis estão livres e ainda não há beneficio algum além de presentear quem comprou. Para outros, a Valve virou mercenária e não precisa de dinheiro (Sim, porque pagar funcionário, servidor e impostos não precisa de dinheiro nem bitcoins =P).

Eu confesso que a única coisa que me incomodou é não ser um evento separado, pois isso prejudica alguns jogos. O fato da Valve selecionar e presentear quem a ajuda, não me incomoda. A arcana compra quem quer, mas ela não faz diferença alguma.  Isso traz a tona outra briga em relação a cosméticos. Muita gente fala que não dá um centavo ao dota. Entendo a posição apesar de não concordar e não vejo o por que desta rage. Quem tem dinheiro paga, quem não tem, faz mimimi! Apesar da palavra dura, são escolhas na vida. Há quem gaste com uma cervejinha, a quem gaste com bolsa, sapato, drogas. Mas criar um mal estar e dividir a comunidade não é a melhor forma de agir. Olhando os fóruns e toda confusão que uma simples arcana trouxe, penso se ainda há solução pra comunidade.
2736903-dota2_pa_loadoutslots

Lembrando que gostar ou não é de cada um. Não é porque você não gostou que não deve existir. Há quem goste. A arcana da Phantom Assassin é bonita, tem conceito e tudo está muito bem feito e a pequena mudança do ícone já mostra que a Valve está sim escutando seus usuários. Será que você que reclama, não acha que a Valve é sua mãe e esquece que ela é uma empresa!

Pensando nisso deixo essa pequena crítica enquanto apresento a Arcana da PA. O dia 03 ainda está por vir, e com ele podem vir ainda muitas novidades. Afinal, com um Oraculo e uma assassina mexendo com o paradoxo, onde está o senhor do tempo remodelado? 😉

Dia 3 está por vir!. E você? O que achou? Acha que o evento vai prejudicar? Acha que a Valve está mudando seu estilo?

41 Responses

  1. Tryple_X

    Concordo completamente com você qndo diz que poderia haver um evento separado.
    Mas isso é marketing neh!!??! A ostentação leva mais gnt querer comprar.
    Porem temos que concordar que um item desses é direcionado para bem menos da metade da comunidade Dota. R$60taum para mim é dindim pacas e isso me exclue totalmente do evento.

    Responder
    • Gisa
      Gisa

      Concordo Tryple, mas discordo no quesito que a Valve não esta olhando quem nao comprar. Tanto que da a chance do time inimigo ou quem tem aquele amigo q vai comprar, jogar e ganhar =) Vlw a visita

      Responder
  2. Anderson Brandão

    Concordo plenamente com o texto. E designar o evento como pay-to-win é um exagero colossal. E acho totalmente errado a pessoa nunca gastar nenhum centavo com o jogo, esses devem ser os que mais reclamam. Não custa nada gastar um dinheirinho por ano com o jogo, só para ajudar a mantê-lo.

    Responder
  3. Rhayckar

    Quanto a Arcana, como você mesma disse ficou linda, tanto efeitos quanto o design. Mas como eu sou universitário, vou ficar só olhando (apesar de eu ter gasto uma nota na época dos itens imortais) kkk. Eu como muitos, jogo o dota não pelos itens mas pela emoção, por conhecer pessoas que podem te ensinar mais do que você já sabe. e os mínimo que estão por aí deviam

    Responder
  4. Ricardo Moreira

    Concordo completamente com o texto, pouco tem a se dizer sobre após ler tudo isso, e o que vem a ser entendido eh que a maioria dos “brasileiros” ou de “outros países” querem tudo “na boquinha”.
    e quem reclama por esses tipos de coisas (aaah, ta caro, aah a valve não pensa nos jogadores e só quer arrancar dinheiro), você mesmo já disse, a valve pensa sim nos jogadores e COMPRA QUEM QUER. 😀
    Muito bom o texto, foi uma excelente explicação, PARABÉNS pelo excelente trabalho que vocês vem desenvolvendo. <3

    Responder
    • Gisa
      Gisa

      Ownnn Ricardo. Muito obrigada viu. Tentaremos ser cada vez mais frequentes e trazer muito muito mais!
      Quanto a todo mundo querer uma boquinha, eles so nao pensaram que tao ganhando mesmo se nao comprar. Basta q tenha 1 pa com set q todo mundo ganha. =)

      Responder
  5. Douglas Alexandre

    Bem, eu sou tão fã de DotA 2 que ali pede pra eu colocar meu nome e literalmente (sem intenções de se engraçadinho, eu ia colocando DotA 2), mas enfim, eu comprei a Arcana da P.A. eu achei linda, e a primeira vez que gasto um valor tão “alto” com item para um personagem em um jogo, eu fiquei pasmo quando me vi gastando, mas não pude resistir, é o arcano mais lindo que já vi, depois vem o da Lina, agora quanto a ser Pay to Win, é apenas mimimi de quem não por razões que eu não vou questionar, não gastam dinheiro com o jogo, eu dizia isso, até o dia em que surgiu um set do Centauro e um do DK (o primeiro set bonito dele, sendo ele meu hero preferido), aí eu não parei mais, aquele ditado é certo: “Quem desdenha quer comprar”, quem tem o Compêndio, tem vários benefícios que os outros jogadores não tem, sinto falta de poder ter um meio para os que não tem compêndio comprar, mas fazer o quê?! E nem por isso eu fico de mimimi, pois esses que gastaram foram os mesmos que colaboraram para o valor da premiação do The International ser o que foi e alavancando muito mais o jogo fazendo ser visto com mais seriedade, tudo isso com o apoio da comunidade que acredita na Valve e no E-sport, os que ficam com choradeira, podem observar, são os que entram, xingam, feedam e quitam.

    Responder
  6. Rhayckar

    Quanto a Arcana, como você mesma disse ficou linda, tanto efeitos quanto o design. Mas como eu sou universitário, vou ficar só olhando (apesar de eu ter gasto uma nota na época dos itens imortais) kkk. Jogo dota a mais de 7 anos e como muitos, jogo o dota não pelos itens mas pela emoção, por conhecer pessoas que podem ensinar coisas novas, buscando ser um jogador melhor a cada dia. Obrigado a equipe do WtD por nos deixar sempre por dentro de tudo o que rola no universo DotA 2. (:

    Responder
  7. Douglas Alexandre

    Podia ter a opção de editar o comentário depois de postado… 😛
    Depois que enviei o comentário e fui reler como sempre faço, vi que tem uns erros, se isso for possível, é um pedido ou uma dica 🙂 Obrigado pela atenção senhor(a) moderador(a).

    Responder
  8. marcola

    eu tambem vi inumeras reclamaçoes sobre …a Pa ter sido escolhida… que ficou lixo…que bla bla bla….po foi por votaçao! é igual nego discriminando techies…é dificil agradar todo mundo e principalmente os haters… Eu curti…eu ja vendi uns itens e juntei minha grana e peguei a promoçao da Arcana…e olha que nao jogo de carry…mas estou empolgado pra brincar de PA em pubs…Bom contudo,otima publicaçao,me esclareceu muito…parabens.

    Responder
  9. Pliavi

    Opa ótimo texto!
    Eu mesmo só não compro itens pro jogo porque to desempregado mesmo e aí não rola :v Mas não fico de “mimimi”. Mas assim que der, to pensando nuns aí há muito tempo *0*

    Esse esquema de P2W é bizarro, ouvi comentar, mas realmente não tem sentido nenhum, como se a PA fosse ficar apelona com isso.

    De resto, o dia da atualização não é dia 7? Ou é só mesmo o desconto?

    Responder
  10. Ramiro Barra

    Gisa, por favor, me tira umas duvidas. Comprei esse arcano da pa antes mesmo de saber sobre esse evento. Gosto de jogar de PA, acho foda.
    Primeira pergunta: Eu tenho que jogar de PA pra o evento acontecer, ou so o fato de ter o arcano ja e ativo o evento jogando com outro heroi?
    Segunda pergunta: Meus amigos que jogam comigo, que nao tem o arcano da PA, eles ganham alguma coisa se eu consegui matar o heroi do contrato?

    Obrigado pela atencão, excelente materia.

    Responder
    • Gisa
      Gisa

      Ramiro, ate agora o que tem nas regras é o seguinte
      Vc teria q jogar com a PA. No caso ter a arcana te habilita a ter o contrato.
      Ou seja, vc ter a arcana e jogar com outro não vai adiantar. Tem q ser com a pa de Arcana.
      Ja sobre a segunda pergunta, ao que entendi, o time inteiro q joga com vc (seus amigos) ganham quando vc vence o contrato. 😉
      Se tiver alguma alteração nessas regras, altero o post ta? Obrigada e seja bem vindo ao blog

      Responder
      • Ramiro Barra

        Muito obrigado pela atenção. Meus amigos aqui agradece \o/
        Fico imaginando aqui os premios ! ʕÔôʔ

      • Gisa
        Gisa

        Magina =D Precisando é so perguntar
        No caso, também não faço ideia do que pode vir. Ano passado tivemos os itens auspiciosos, com direito a itens do TI 3 como shadowblade mas com uma qualidade diferente. Estou na espera também =)

      • Raiysen

        Sobre o evento, tendo a arcana você pode, sim, jogar sem a PA para ganhar os pontos para upar a arma, agora se vai ganhar os itens no final da partida já não sei.
        Completando o contrato e ganhando a partida os itens que vêm são bundles (set completo) de um herói para todo o time, de normal a arcano. Dizem por aí que quanto maior a duração da partida maior a chance de drop…

  11. night

    Gostei bastante do set kkkk, no começo eu não ia comprar mas…. Não resisti D: e outra estou ancioso por o que esta por vir…… *-*, e parabéns pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo

    Responder
  12. Igor Bidim

    Na verdade esse arcana acrescenta uma vantagem sim , tem herois que ficam em guarda quando um hero inimigo esta perto dele(mesmo invisivel) , por exemplo, abaddon e jugg, e esse arcana da PA abilita isso nela , a PA sem nenhum item n tem a posição de guarda, com o arcana ela tem. Eu sei q é algo insignificante , mas para jogadorem mais experientes ajuda muito.

    Responder
    • Raiysen

      Igor, a animação pode ajudar um pouco sim, mas se prestar atenção o buff do blur já aparece desde sempre, então não é uma grande vantagem…

      Responder
      • AXELL

        O blur é normal, como raysen falou. Se você ficar naquele ponto de ward do radiant do lado do campo que fica do lado do rosh pit , da pra detectar se tem gente no pit.

  13. AXELL

    O evento não é pay-to-win. O termo correto é pay-to-play. Termo comum pra jogadores de mmorpg. Agora, esse evento afeta sim a jogabilidade do jogo normal.Porquê ? Eu nunca vi jogadores brasileiros tão suscetíveis a ajudar um safe laner desse jeito. Já vi até invoker comprando uma potion pra dar pra PA enquanto ela ganhava níveis poara poder matar o contrato.Eu achei esse evento pesado, porque além de ser pay-to-play ele acabou afetando o jogo de uma forma muito direta , como no exemplo que eu falei, pelo interesse da galera em pegar itens. Espero que o dota não continue nesse caminho.

    Responder
  14. the end

    Eu comprei a set da pa arcano , joguei 5 pts e nao ganhai nada, das 5 , 4 o contrato foi aceito e nen um item ,nen um set sinho ;-; pq isso ?vou jogar ate amanha se nao ganhar nada volto aqui

    Responder
    • Gisa
      Gisa

      Ou The end. O contrato foi aceito mas vcs ganharam o jogo? E outra, é uma porcentagem de chance
      Eu por exemplo tenho a arcana, e tambem nao ganhei itens =) Mesmo ganhando
      Tem q aceitar o contrato ou negar e tambem ganhar o jogo. tem q ser ambos

      Responder
      • the end

        Agora entendi vlw ae, ta va vendo uns videos dos russos ganhando arcanas nesse envento , e acabei de ganhar um set de axe distinto , bem q podia dropa uma arcane de shadow ou terror.

      • Gisa
        Gisa

        Eles no primeiro dia, fizeram festa com drop de arcane, mas depois retiraram, pq o preço começou a ficar baixo no marketing da steam, e eles perderiam muito

  15. yamada

    Olá, concordo plenamente com tudo que disse, se você gosta do jogo não tem nada haver você personalizar seus heros favoritos, a valve coloca o produto a venda compra quem quer, igual você citou que tem gente que gasta dinheiro com tanta coisa, isso é hooby ! O meu por exemplo é o dota 2, ja gastei pra caralho com itens e não me arrependo, por que é algo que gosto, o jogo já é de graça e o povo reclama ainda, ainda acho q o dota2 também deveria ser pago ou ter uma pequena mensalidade, pelo menos o nível de jogabilidade melhoraria bastante….pois aprenderiam a da valor ao jogo! Valve pra manter um game deste nível que tem constante evolução precisa de dinheiro e a maneira que eles acharam foi vender personalização ao jogo(algo que nao muda em nada a jogabilidade do player, igual a velha frase: ” Set não compra dedos”) então so acham que devem parar de mimi e a ARCANA da PA de longe é a mais top e barata (em lançamento) desde que a da Lina foi criada. Abrasss flw!!!!! 🙂

    Responder
  16. yamada

    O foda desse evento é o bug que descobriram, você escolhe a PA e não entra em game, espera sair o contrato, logo após você repicka a PA e escolhe um hero de early killpor exemplo URSA, Balanar etc, dai os outros player se confudem achando que pelo fato de ter repickado a PA o contrato ja não vale mais… so que vale sim e se você matar ou morrer irá aparece que o contrato foi aceito ou negado… ou seja e bem mais fácil completar o contrato dessa forma, outro bug e se você é o alvo do contrato por exemplo sair o OGRE MAGE , voce da swap com outro player e a PA fica achando q tem q matar o ogre mage, mas quando matar nada acontecerá pois o contrato ta vinculado ao player e não ao hero, isso ta causando muita confusão nos games, ja ganhei e neguei varios contratos depois deste bug hahahahah…. Eventos e seus Bug !!!

    Responder
    • Gisa
      Gisa

      Eventos e seus bugs. Peguei muitas partidas q o pessoal abandonava tambem pq nao tinha hero do contrato, quando na verdade tinha, só que nem sempre rola o evento. A valve não tem tempo de monitorar tanto bug XD
      Mas enfim, estamos na ultima semana, e logo acaba esse chororo e vem o próximo né? 😉
      Bem vindo ao WTD e obrigada pela visita e comentário

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.