Bom pessoal, eu sou o melody.0912 e estou começando a fazer parte deste projeto que é o WelcomeToDota. Estarei sempre tentando trazer bons conteúdos (principalmente Guias, me aguardem) e fazendo tudo de possível para ajudar a comunidade de Dota2BR. Então, comecemos a falar pelo meu assunto predileto; combos!

Não adianta tentarmos negar, todo jogador de Dota 2 simplesmente ama combos. São bonitos de se ver, são úteis e o melhor, são devastadores se bem utilizados. Alguns jogadores menos experientes podem conhecer somente os combos “clássicos”, já que são bem divulgados pela comunidade de Dota e pelos próprios jogadores. Mas existem mais combinações do que um simples Axe + Omniknight nesse maravilhoso jogo que tanto amamos.

Um jogador de certo nível consegue imaginar diversas combinações e é isso que buscamos aqui, conseguir visualizar combinações explosivas ou que uma delas potencialize o efeito da outra. Devemos ter em mente que existem diversas skills que basicamente fazem a mesma “função” em um combo, como ‘Vacuum’ do Dark Seer e ‘Reverse Polarity’ do Magnus (sendo a última acrescida de um stun de 2.25/3.0/3.75).

Por isso, tente mesclar não somente Ultimate + Ultimate, mas sim com outras skills de personagens que possam realizar efeitos semelhantes. Mais abaixo citaremos alguns combos voltados a Team Fights, e logo depois, falaremos sobre a fase de lanes.

Bom, vamos lá falar sobre o que interessa. Antes de tudo, é necessário ter entendimento que alguns destes combos são difíceis de serem bem realizados, mas em contrapartida, quanto mais difícil estes forem, mais seremos recompensados com jogadas memoráveis.  Sendo assim, começaremos por combos para Team Fights.
BlackHole de 1 milhão de dólares no TI 1

 

Combos em Team Fights.

  • Dark Seer + Gyrocopter: Esse combo não é tão difícil de realizar caso haja uma concentração de heróis em uma certa área durante as TF’s. Consiste basicamente em aplicar a Ultimate Skill do Gyrocopter e utilizar o Vacuum do Dark Seer para juntar todos os heróis na Ultimate do Gyro. (Foi utilizado na partida clássica entre TongFu VS Na’vi pela TongFu no TI 3)
  • Faceless Void + Invoker: Da mesma forma que o Invoker é capaz de completamente anular um Faceless Void dentro da Chronosphere, esta última pode ser responsável pelo espaço que o Invoker precisa para simplesmente explodir o time adversário com suas skills.
  • Magnus + Enigma + Kunkka: Acredito ser um dos melhores combos, e consequentemente um dos mais difíceis de sincronizar. É também dependente de itens para facilitar o posicionamento (Blink Dagger do Magnus e se possível a do Enigma), o que pode fazer com que ele se torne inviável em estágios iniciais do jogo. Caso seja bem executado, teremos a combinação do dano entre: Reverse Polarity (200 de dano) + Black Hole (4×140 = 560 de dano [devido Reverse Polarity, teremos a proximidade máxima dos adversários no Black Hole]) + (Ghost Ship [600 de dano] + Torrent[300 de dano]) = 900 de dano. Totalizando assim 1660 de dano, mas não em apenas um alvo, mas em todo o time adversário, sem contar os 8,88s de disable para os outros dois companheiros que ficaram de fora do combo possam gerar ainda mais dano.

 

 

Combos em Lanes.

Tão importante quanto garantir combinações durante as Team Fights, é utilizar destas para obter um bom rendimento em sua lane.

Falando inicialmente de combinações de dois heróis (utilizados em pubs), devemos sempre focar em objetivos “tecnicamente óbvios” como: segurar o farm adversário, fazer pressão na torre e abrir espaço para o push nesta lane ou em outra torre, entre outros. Podemos citar algumas:

  • Abbadon + Centaur: A primeira vista, pode parecer que não existe qualquer sincronismo entre estes dois heróis, mas já parou pra pensar na possibilidade de reduzir pela metade o dano que o Centaur receberá pelo Double Edge, além de incrementar 200 de dano pela explosão do Aphotic Shield? Sim, é uma quantidade razoável de dano capaz de proporcionar um belíssimo sofrimento a qualquer support com pouca HP.
  • Shadow Shaman + Ursa: Esse combo só não é mais disseminado que Axe + Omni. Basicamente o Shaman precisa prender o herói adversário enquanto a Ursa utiliza a segunda skill combinada com a passiva.
  • Bane + Mirana: Bastante utilizado no competitivo quando se trata de trilanes agressivas. Todo mundo sempre sonha que a Mirana acerte uma Arrow de 5s de stun no adversário, e com toda certeza o Nightmare de 4s no level 1 (incrivelmente abusivo, eu sei) facilita e muito uma flecha bem posicionada da Mirana. Abrindo todo o espaço para um gank no mid ou do midlane.
  • Keeper of the Light + Pugna: Se você gosta de simplesmente dar dano em todos os lados, esse é o seu combo. Um Pugna já é um seríssimo problema com sua mana própria, e se você adicionar um KotL à isso, teremos uma torre pressionada em poucos minutos. Ótimo para se utilizar com a estratégia de push as 15 min da Na’vi.

 

Combos para Gank.

A idéia de seus adversários simplesmente aparecerem ao seu lado, e explodir seu herói faz com que suas mãos suem, seus braços tremam e o coração acelere? Então aqui começaremos com seu pior pesadelo; combos gankers.

Existem heróis que possuem habilidades que favorecem de forma natural qualquer espécie de gank como Io, Nature’s Prophet, Spirit Breaker, Lifestealer, Kunkka e Tinker(ino). Cada um deles por suas respectivas habilidades isoladas ou pela combinação entre elas, novamente vemos casos onde a cooperação entre estes heróis potencializa o efeito do combo (Kunkka e Tinker).

  •  Lifestealer +Spirit Breaker ou Nature’s Prophet: Basicamente consiste na utilização da Ultimate do Lifestealer no Spirit Breaker, e utilizar o ‘Charge of Darkness’ ou ‘Teleport’ em algum herói adversário que esteja sozinho no mapa praticamente selando o fim desse solitário adversário.
  • Io + Chaos Knight ou Tiny: Ambos os combos são poderosíssimos e capazes de explodir praticamente qualquer herói caso façam uma build em foco com itens como “Dagon” e “Etheral Blade” e estejam com uma certa vantagem em farm e EXP.
  • Kunkka + Tinker: Combo radicalmente perigoso, porque o Kunkka será praticamente desperdiçado durante todo o jogo. Sua única função será ficar parado na base. Parece estranho, claro ou óbvio? Na verdade, a função do Kunkka será utilizar a skill ‘X’ assim que o Tinker estiver terminando de dar TP para realizar algum gank ou para realizar algum push. A vantagem nisso é que independente do Tinker ser stunado, ou estiver dentro da ‘Chronosphere’ do Faceless Void, ele retornará pra base instantaneamente.

 

Bom, estes foram algumas das combos que serão de grande auxílio caso você não tenha muita “criatividade” ou experiência para pensar e desenvolver alguns combos. Você pode começar experimentando alguns heróis fora da sua “zona de conforto”, assim, expandirá seus conhecimentos sobre formas de ser ofensivo, como auxiliar um carry ou como pushar uma lane efetivamente, e principalmente, descobrir quando optar por cada uma dessas saídas para garantir a vitória da sua equipe.

Mas também gostaríamos de saber a opinião de vocês. Quais combos vocês conhecem e que já garantiram boas vitórias e vários commends?  Qual hero aquele seu amigo sempre lhe diz pra escolher para destruir nas Team Fights junto com ele? Deixe seu comentário no texto, e bom jogo!

good luck and have fun,

melody.0912

 

7 Responses

  1. Angelo Teodorak

    Tbem tem o combo basico, acho que todos ja fizeram crystal+jugger, se o jugger sair logo com uma bota, ele vai ter speed suficiente pra ir rodando nos inimigos.
    Tiny+centaur é bem conhecido tbem, basta jogar o centaur e ele stunar e mandar double edge, depois o tiny chega stunando, é muito dano.
    Uma trilane com shadow demon+centaur e CK ou sven, basicamente, o shadow demon, vai prender o inimigo e centaur stunar, quando o efeito acabar, sven ou ck stuna, é praticamente morte certa.

    Responder
  2. Gabriel

    Um combo muito bom pra lane é CK + CM. Por incrivel que pareça, fica muito facil matar qualquer heroi com esse combo, CK upando chaos bolt e reverse polarity, e CM upando frostbite e arcane aura.

    Responder
    • melody.0912
      melody.0912

      Sim Gabriel, e fica mais potente ainda se utilizado em uma trilane, ainda mais que a mana da CM vai ajudar e muito o Chaos a poder spammar as skills dele.

      Responder
  3. BeowulF

    Não tenho muita experiência no dota 2 pois a net da minha cidade é muito ruim, mas joga dota 1 a muito tempo e combos que acho muito foda são:
    Tri Lane. Juggernaut+Eartshack+vangeful
    Team combo: Phantom Assassim+dazzle+troll warlord+omnikinght+silencer(pra não ter perigo de dar errado)
    Dual lane: keep of the light+ goblins techies

    Responder
  4. Gudang

    Combo tosco mas funciona muito , é life e spectre , life ulta na spec , a spec ulta e acha alguém solo. Bonus de dano pra spec + dano e slow quando o life sai . Fabrica de mata jg

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.