Há mais de um mês atrás eu fiz um guia de ward e deward. Nos comentários, uma pessoa que lê nossos posts (é você mesmo kunkinha), comentou que eu deveria fazer um outro guia, agora de como se comportar quando você está jogando contra inimigos que tem a capacidade de ficarem invisíveis.

Com esse novo guia, pretendo mostrar como colocar as sentinelas reveladoras, principalmente na fase de linhas (conhecido também como early game).

Vamos começar!

1

Eu não canso de lembrar vocês que Dota não tem receita e que existem outras várias maneiras de como manusear as sentinelas reveladoras. É claro que vai depender muito do time adversário.

Eu vou usar como exemplo, a Broodmother. Eu sei que não é um herói que aparece com frequência nas partidas – dados baseados nos meus games – mas devemos pensar em uma coisa.

Levando em consideração que ela só fica invisível quando ela está por baixo da sua teia e que, quando ela sai, ela fica visível, vamos direto no que se deve fazer. Colocar a sentinela abrangendo o máximo da teia. Tá, parece bem óbvio isso e é. O problema é quando tem um suporte do lado de lá. Como parte do papel dele, ele tentará dewardar para que a Broodmother fique mais segura e que não sobre com haras nem nenhum tipo de gank.

É aí que devemos pensar um pouco mais e ver que temos que posicionar essa sentinela de forma que ela fique “escondida” do suporte adversário e que, quando ele colocar a sentinela reveladora dele, a sua não seja detectada.

Colocar a sentinela reveladora no centro da teia seria muito óbvio, certo? Então o que devemos fazer é observar para onde a Broodmother está ficando mais tempo, para que lado ela irá correr e que lado favorece o gank em cima dela.

Após analisar esses pontos, você “sacrifica” um certo lado da teia enquanto você tem total visão dela na outra extremidade da teia. Assim, sua sentinela reveladora fica mais difícil de ser detectada.

Tudo isso que eu expliquei pode ser resumido em uma frase: o truque é “esconder” a sentinela reveladora.

Se você fosse o suporte do lado de lá, eu te aconselho a colocar a sentinela reveladora no centro da teia, já que você não sabe de que lado que a sentinela inimiga está.

E quando o herói fica invisível sem depender de uma teia?

Vou usar a hard e a safe lane para explicar e já vou passar a ideia. Na hard lane – no caso da imagem do Riki – a sentinela tem que ser avançada. Já na safe lane, a sentinela fica entre as árvores – igual a imagem do Bounty Hunter – e ela tem o seguinte propósito: evitar gank ou evitar que ele fuja.

Hard lane

2

Levando em consideração que esse é um Riki normal – aquele que é carry e que fica na linha para farmar – é mais fácil detectá-lo.

Dentre todas as funções do suporte, uma delas é manter o controle da linha. Uma vez que você consegue obter esse controle, fica mais fácil de posicionar as sentinelas reveladoras. Eu explico.

Vamos supor que, na imagem, a linha está controlada, e ela vai ficar nessa distância da torre. Se os creeps batalham nessa área e não sofrem um avanço excessivo, é claro que o Riki vai ficar aí por perto, porque é aí que os creeps estão. E ele irá ficar perto desses creeps, para que ele possa farmar. Então, fica muito fácil colocar a sentinela reveladora.

O problema é quando você não possui o controle da linha e os creeps oscilam muito, cada hora se encontrando em um local diferente. Então o segredo é: controlar os creeps.

Nesse caso, supondo que você seja o suporte do Riki, o mais seguro é colocar a sentinela reveladora no centro da lane, já que a sentinela inimiga pode estar tanto de um lado, quanto do outro.

E quando o herói invisível não fica na linha, parado, farmando?

Safe lane

3

Eu sei que não é o mais usual um Bounty Hunter suporte, ou um Bounty Hunter roaming – como quiser. Mas a questão é que existe.

Talvez esse seja o mais difícil em pensar em evitar o gank dele. Uma forma simples é colocando uma sentinela reveladora e uma sentinela observadora. Assim, quando ele passar, você irá ver e então poderá recuar e manter seu carry – ou até mesmo você – vivo.

Na fase de linhas, basta fazer como se você tivesse um Riki contra você, com a adição das duas sentinelas em locais que é bastante usado para ganks.

Nesse exemplo, eu usei um lugar que é muito comum então eu aconselho vocês a sempre colocar uma sentinela reveladora e uma observadora. Vale lembrar que, em caso de deward, coloca-se primeiro a sentinela reveladora e depois que você tiver quebrado elas, você coloca a observadora. Parece óbvio, mas acontece e faz diferença sim.

Mid lane

4

Podem estar pensando que essa sentinela reveladora não está funcionando, mas a verdade é que não tem nenhum herói invisível ali mesmo. Usando essa imagem, eu gostaria de mostrar um local muito viável para colocar a sentinela reveladora, tanto para dewardar uma possível sentinela observadora do inimigo, quanto para evitar ganks no seu mid.

Vale ressaltar que depois dos 18 minutos – dependendo de como o jogo está desenrolando – é mais viável adquirir uma gema.

Bônus

12424

Não podíamos falar de deward sem citar o Zeus, que serve como uma sentinela reveladora ambulante. Basta usar sua terceira magia que ele revelará se há algo invisível perto, seja ela sentinelas, ou até mesmo heróis.


Caso queiram outro guia sobre algum outro assunto específico, façam igual o kunkinha e deixem aí nos comentários outro guia que vocês gostariam de ver aqui, que eu farei o mais rápido possível.

E eu encerro com a mensagem que eu deixei no outro guia: salve uma vida, compre uma ward.

About The Author

Depois de muito tempo tentando entrar no cenário competitivo de Dota e ver que era ruim demais para isso, Sckharr viu que suas chances eram remotas e então decidiu dar mais atenção ao hobby que ele mais gosta: escrever sobre Dota. Atualmente é responsável pelo cenário americano na joinDOTA, e agora faz parte dessa equipe que deixa vocês informados sobre tudo que acontece no cenário nacional e internacional. Tudo isso aqui, no nosso querido WTD.

Related Posts

6 Responses

  1. kunkinha

    LOl que honra ser mencionado no post \o/. Muito obrigado pelo guia, com certeza ele é de grande valia a todos, dos menos experientes aos mais experientes. Wardar por wardar qualquer um warda, mas wardar com qualidade é uma arte. Agora dando continuidade nas idéias, que tal um guia comentando melhor sobre como impedir o nascimento dos neutrais da jungle inimiga utilizando os wards? Ou um guia ensinando o pessoal a fazer pool e stack e para que serve. Obrigado pessoal mais uma vez pelo conteúdo de qualidade que vocês trazem para a comunidade br de doto. Mais uma vez ótimo trabalho.

    Responder
    • Sckharr

      A honra é nossa de ter uma pessoa como você que tá sempre aqui comentando e ajudando a gente a melhorar o conteúdo. Por sinal, ótima ideia e eu pretendo trazer esse guia de block de neutros, pull e stack, logo logo.
      Obrigado pelas palavras!

      Responder
  2. Clawes

    Eu não sei se já há , mas depois do reborn alguns comandos mudaram (acho) pois não confirmei ainda… tem um guia aqui para um atalho para ver Ward9s e quando o coloquei no console não funcionou (acho que os f(s) não estão funcionando) so que quando troquei deu erro ;-; , deu um erro e mostro a msg em vermelho, algumas em amarelo… em um dos casos eu troquei o (“) que era diferente do meu e mesmo assim deu em nada, agora não sei se estou realmente fazendo tudo errado ou se realmente foram alterados ou tem alguma outra forma diferente de se fazer.

    Responder
    • Kainen

      Olha, alguns comandos mudaram mesmo. A maioria permanece igual. Sobre um comando de console que revela Ward, desconheço. E sobre o comentário abaixo, do Miracle solo na Safe lane, depende muito. Ele fazia o pull para garantir que os creeps adversários viessem bem próximos a torre dele, tornando mais difícil pros inimigos gankarem ele. Dá pra fazer um guia sobre isso, é algo que varia bastante de partida pra partida. E caso tenha alguma dúvida sobre o que alguma palavra significa, tem o “Glossário” ali na barra, que é uma página com informações sobre cada termo.

      Responder
  3. Clawes

    Assisti uma partida do miracle- jogando de am na safe lane dos dire (top acho e.e), ele solou a lane e ao mesmo tempo ele fazia pull na frente da torre nao na jungle atrás da torre, gostaria de saber os pontos positivos, negativos e o prq, e se pode ser feito em outra lane de modo que não seja prejudicial.
    Eu não sei explicar direto pois sou novato ainda, e creio que dará um pouco de trabalho pra você, se puder me ajudar agradeço dês de já. aaaaahhh e alguma ajuda com as gírias obs: li o tópico “Guia Supremo de Solo mid chaq” eu entendi mas tive que ler varias vezes as frases e confirmando(as) nos vídeos as palavras “aggro” e “haras”, bju na bunda te mais delicia kkkk’

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.