Há um tempo, alguns amigos estavam discutindo em cima deste vídeo do dota cinema.
O Vídeo deixa claro que a chance de dar crítico é sim cumulativa e isto está correto. Contudo, o vídeo dá a entender que, como a Crystalys da 20% de chance de acerto crítico, com uma matemática simples concluímos que com 5 delas atingimos 100% de chance.
E isto não é uma verdade! As chances se acumulam, mas não se somam. Cada vez que o ataque é deferido é feito o teste se acerta ou não o crítico e há 20%, tendo duas Crystalys, as chances aumentam, pois, caso falhe a primeira, (cai nos 80% de chance de erro), há uma segunda tentativa. Ou seja, tem duas chances, o que da 36% de chance, NÃO 40% (20% + 20%). Mas se acalme, vou explicar como acontece.
O cálculo é difícil de explicar mas vou tentar ilustrar.
Observe na imagem que se temos apenas uma Crystalys, é simples, temos duas opções, Ou damos uma ataque normal (80%) ou Ataque Crítico(20%). No entanto, quando temos duas que a história começa a mudar. Pois temos duas maneiras diferentes de acertar o crítico.
- Acertar na primeira tentativa: 20%
- Acertar na Segunda tentativa: 80% * 20% = 16%
Porque na segunda tentativa é menor?
Porque temos que desconsiderar os primeiros 20% da primeira tentativa, só chega na segundo se acertar os 80% de erro e isto não pode ficar de fora da nossa probabilidade.
mas é claro que tanto na opção 1 quanto na opção dois temos chances de acerto, então a conta final é:
20% (1) + 16% (2) = 36%
Para provar que esta certo, basta calcular a chance de acertar o hit normal, que é 80% * 80% = 64%
Quando vamos adicionando mais Crystalys, basta ir seguindo o fluxo da imagem calculando as probabilidades e somando.
- 1x Crystalys: 20%
- 2x Crystalys: 20% + 80% * 20% = 36%
- 3x Crystalys: 20% + 80% * 20% + 80% * 80% * 20% = 48,8%
- 4x Crystalys: 20% + 80% * 20% + 80% * 80% * 20% + 80% * 80% * 80% * 20% = 59%
- 5x Crystalys: 20% + 80% * 20% + 80% * 80% * 20% + 80% * 80% * 80% * 20% + 80% * 80% * 80% * 80% * 20% = 67%
- 6x Crystalys: 20% + 80% * 20% + 80% * 80% * 20% + 80% * 80% * 80% * 20% + 80% * 80% * 80% * 80% * 20% + 80% * 80% * 80% * 80% * 80% * 20% = 73,5%
A que conclusões podemos chegar?
A primeira é de que se combinarmos Crystalys, a chance máxima de ataque crítico é de 73,5%. Para Daedalus a conta é a mesma, basta trocar os 20% por 25%, com 6, chegaríamos a 82,2%, mas mesmo aumentando as probabilidades não chegaríamos a 100%, pois sempre haverá a probabilidade de erro, por mais mínima que seja.
De brincadeira fiz o calculo com 50% de chance de crítico, e com 6 itens alcancei 98,44%.
O vídeo então estava errado?
Não sei, o vídeo é de 2013, a regra pode ter mudado, no entanto, não achei nos logs de alteração do dota nenhum indicativo de que isso realmente aconteceu.
Por hoje é isto, espero ter sanado as dúvidas de quem não sabia ao certo como funcionava o acúmulo de crítico, assim como espero ter levantado mais dúvidas. Caso assim eu tenha feito, basta comentar que busco a resposta pra você, talvez sua dúvida seja meu próximo artigo 😉
Vale lembrar que para as porcentagens de Evasão e Block, a regra é a mesma.
E a chance de crítico de skills, como da Mortred e do Leoric?
Elas são calculadas primeiro naquela tua escala ali (a imagem), ou são consideradas ao final? Se for no final muda bastante o efeito, não?
E tem como cair em crítico nos dois (skill + item)?
Boa pergunta!
e a resposta é…. Tanto faz.
Vamos tomar por exemplo a Phanton Assassin usando Daedalus.
Coup of Grace tem 15% de chance de acerto, enquanto a Daedalus tem 25%.
> Opção 1 (Ult > Daedalus) = 15% + 85% * 25% = 36,25%
> Opção2 (Daedalus > Ult) = 25% + 75% * 15% = 36,25%
O resultado da o mesmo porque embora na segunda multiplicação estejamos usando um valor diferente como referencial, ele é multiplicado pela chance de erro da primeira. No fim eles acabam se compensando. Quanto a cair nos dois, isso não existe, pois tu calcula a chance, não o dano, se tu ja atingiu que vai acertar, não tem porque apelar para as próximas instancias.
Nossa, que matéria bem feita. Parabéns ao autor, além de explicar com detalhes, ainda desmascarou uma coisa que não é muito óbvia para os jogadores.
Obrigado.
Obrigado!
Baita texto, explicação e resposta.
Muito bem explicado.
Até então, achava que rolavam-se dois dados pra ver qual crítico sairia- como no caso da evasão.
Abraços
heuehuehueueuehueueh
Boa, as materias daqui sao sempre daora.
visitante assisuo. 😀
Bem legal cara tudo certinho, só que voce esqueceu de considerar que o critico no dota usa PRD (Pseudo-Random Distribution).
Tem mais sobre prd aqui http://dota2.gamepedia.com/Pseudo-random_distribution.
PS: Parece que plagiram voce aqui http://blog.dota4life.com.br/chance-de-critico-acumula/
Sim P.Dox, tu tens razão quanto ao PRD, mas o item que usamos de exemplo é a Crystalys onde a probabilidade real se iguala ao PRD, ambos 20%.
Obrigado pelo Aviso.
Aqui só tem matérias bem feitas *-*
[…] Múltiplas fontes de evasão acumulam, mas não aditivamente. Por exemplo, se sua passiva te dá 50% de evasão e você compra uma Borboleta (Butterfly), que dá mais 35% de evasão, a sua chance real de escapar de um ataque é de 67,5%, e não 85%. Outras coisas no jogo também acumulam dessa maneira, como os Críticos e Resistência a Magia, como você pode ler aqui. […]