Enquanto escrevo esse artigo, uma bomba do Techies explode em um game. Talvez 2, talvez 3. O Techies é a bola da vez e não é por ser um herói novo lançado. Os pubs e ranked estão cheio de bombas e Techies. E com toda certeza, em seus 10 jogos na semana, provavelmente 7 deles tinham o herói.

Como ele se tornou popular? A pouco mais de uma semana, O Team Secret enfrentou a grande FNATIC. O Pick do herói já foi motivo de vibração para o público que assistia a ESl no estádio. Se apenas o pick já era motivo para festa, imagina só quando o potencial do herói que foi lançado em meio ao TI 4, é mostrado
O vídeo do NoobFromUsa mostra as jogadas de Kurokky com o herói e sua interação com Zai (Tusk) em um combo já manjado no dota 1, mas que nunca foi tão bem executado em nenhum outro game:

E assim se espalhou o Efeito Kurokky. Só para ter uma idéia, aqui um gráfico do aumento de pick de techies na ultima semana. Eu mesmo apesar de jogar pouco, tive techies em todas as partidas.

Captura de Tela 2015-06-26 às 12.18.40

Mas será que todos esses techies de Pub e Rankeadas tem o mesmo pensamento rápido, sabem buildar adequadamente? Eis uma das nossas primeiras questões, mas vamos a mais exemplos.

Em outro momento, ainda neste ano de 2015, o mesmo aconteceu logo após evento do DAC – Internacional Asiático quando Sumail fez um bilhante último jogo com Storm Spirit. O Herói focado desde o início do game, o peso de uma criança (pois sim o Sumail ainda o é) em meio a outros grandes jogadores, mostrando todo o seu talento. Logo o efeito Sumail tomou pubs e rankeadas crescendo 4% da popularidade de pick durante o mês todo.

sumail
Singsing também teve seu destaque a pouco mais de um ano, logo depois da MLG, Mirana teve uma das maiores crescentes já vistas.

miranamlg
Detalhe que isso não acontece somente com heróis mas também com itens. Os exemplos são grandes: Shadow Fiend de Euls, BloodSeeker de ShadowBlade, Kunkka de Blink Dagger. Mas até onde esses efeitos são bons e até onde eles são um grande problema? Vamos avaliar!

Nos gráficos de Storm Spirit e Mirana temos um winrate que fica muito instável. Pegar o herói não quer dizer que você vença ou que fará o mesmo que viu no final dos games. O Winrate reflete que apesar da popularidade, nem sempre escolher o heroi é uma boa opção, mas falaremos mais disso adiante.

A moda também dita as tendências do dota. Uma arcana lançada pode significar uma proliferação do mesmo personagem

arcanaeffect

Lembro quando comecei a jogar de Crystal, e foi por causa do jogador que até hoje, é meu grande preferido. Ver o Puppey de Crystal foi falar: Quero jogar dota. Apesar de eu não ser mais tão fã de Suporte por n motivos que não vem ao caso, eu recordo-me de horas e horas no youtube e se duvidar ainda tenho uma playlist com pelo menos 7 jogos de Puppey de Crystal. Foi ai que aprendi como ela fazia Jungle (para ajudar o carry), a Stackar, a fazer pull e por ai vai.

1082

Assim cheguei aos meus mais de 100 jogos de Crystal Maiden. E isso me motivou. Quando a arcana foi lançada, uma onda de boas Crystal Maiden vieram, mas com elas, Crystal que não wardava, que não fazia suporte, que iam contra a regra geral do personagem e ai entra aquele quesito: No outro time pode ser ótimo, mas no nosso time, a coisa não é bem assim. Lembro que fiquei pensando. Até onde essa tendência é boa? E como aprender a lhe dar com ela?

O que essas tendêcias trazem de bom:

-Aprender a jogar com o personagem.

-Praticar com um personagem descobrindo novos pontos diante de um game.

-Analisar taticamente um jogo, desde descobrir counterpicks até mesmo criar seu próprio modo de jogo com aquele herói.

-Divertir-se com um heroi novo.

O que as tendências trazem de ruim:

-Queda do winrate.

-Tédio: Mas hein? Sim é chato você ter um jogo com o mesmo heroi 10 x, tanto para quem enfrenta para quem tem no grupo.

-Rage Quit, Stress e Brigas. Afinal de repente o fulano pickou techies, compraram gema com 10 minutos de jogos e dai? O time brigou, o stress acumulou e o cara kitou. Essa situação infelizmente é bem conhecida e quando temos um herói assim nas mãos de quem não sabe, as chances disso acontecer são maiores.

-Decepção. Ver que suas habilidades não chegam aos pés das habilidades de um pro player.

dendipudge

Como encarar as tendências para quem não segue a moda

-Sim você vai ver muitos jogos com esses heróis. Reclamar não adianta e só é um passo para perder. O lance é manter a calma e tentar ajudar. Tem habilidade com aquele herói? Dê dicas, tenha sempre o fator liderança positiva (não negativa).

-O herói é seu inimigo? Nem sempre quem está por trás do herói sabe exatamente o que o mesmo faz. Converse com seu time, pressione-o. Isso pode ser um caminho interessante para vitória.

-Ele joga tão bem quanto o pro player? Aprenda com ele: compare com suas táticas e estude os replays dele.

-Está na ranked? Converse. Veja se aquele pick é estratégico e tente convencer a uma melhor composição de time.

Como encarar as tendências para quem segue a moda

-O principal é: Se espelhar é sempre bom, observar é sempre bom, mas cada jogo é um jogo para você e para eles. Mas você não vai hookar que nem o Dendi, você pode ser pior ou melhor que ele, mas você não é o Dendi! Nem vai ser o Kurokky pickando techies, ou vai baixar o Suma1l só por você ter pickado Storm Spirit. Entender que o jogador é diferente e tem qualidades e defeitos é importantíssimo e talvez aquele herói não seja um herói para você.

-Não copie builds. Saiba porque raios em determinado momento o ShadowFiend fez a Euls e o porquê. Ela está la para ganhar mais movimento? Para acertar a ult mais precisamente? Para dar disable?

-Em ranked, a menos que você esteja confortável com o herói, ele deve fazer parte de uma estratégia. Isso deveria ocorrer até mesmo nas partidas públicas mas com um pouco mais de liberdade.

-Assista vídeos daquele jogador em outras partidas. Partidas assim como tudo no dota, é situacional. Veja como se comportar. Assista até mesmo jogos de outros jogadores com o mesmo herói. Isso ajuda e muito.

-Treine, treine e treine. Ser bom ou ruim com determinado herói só depende de você muito mais que uma tendência.

Para concluir, a tendência pode trazer bons pontos, assim como tudo dentro do dota. O próprio compendium não é um incentivo para novos e velhos jogadores? O Reborn da mesma forma atrai novidades. O ponto principal é saber lidar com elas, para que você continue obtendo o essencial do dota: Diversão

About The Author

Suporte com alma de carry, louca por cosméticos e customização, Courier Pet Collector, Jogadora Noob e administradora / design no #WTD nas horas vagas.

Related Posts

2 Responses

  1. MatumBráum

    Ótimo texto, Gisa!
    A moda e o fervor, seja por heróis novos, performances incríveis dos top players, arcanas, entre outros…sempre faram isso acontecer. O grande problema é que os jogadores não pensam no time, na maioria das vezes.
    O problema não é pickar determinado herói por ser a sensação do momento ou coisa do tipo. O que pesa é que os jogadores acham que teram o mesmo cenário de determinado pro player e que, com isso, vão dominar o jogo. Que ingênuo, o que falta é pensarem em time, isso falta e sempre vai faltar. Se o time não alinhar com suas escolhas e vice versa, já era! Muito provável você perderá, se estressará e estressará os companheiros do time.
    Eu, por exemplo, adoro jogar de carry, porém, na maioria dos meus jogos sou obrigado a pegar support por comentários do tipo “sou carry”, “não vou de support”, ou pelo time pickar 3 carrys. Me dá raiva? Com certeza! Ainda mais depois que vejo o desempenho dos meus “carrys” e vejo que faria muito melhor. Mas eu respiro fundo, pego meu support e viro babá das crianças. Alguém tem que ser mais maduro e não ficar nessas birras. Do contrário não há jogo.
    Dota é time, quem não consegue pensar dessa forma nem deveria estar jogando esse jogo.

    Responder
    • Leonardoprime

      Sei bem como se senti, sou obrigado a ir de suporte na maioria dos casos, sempre ia off , jungle e carrier , tentei por na cabeça dos meu amigos a importância de um off ou a versatilidade de um roaming pro time, mas são limitados e tenho q me adequar pra jogar pubs com eles e ter q aturar crianças na ranked.

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.