Olá amigos, neste dia 19/05/2015 entra em open beta o moba oficial da Blizzard, e antes de continuar, devo lhes dizer que este não é um post enaltecendo um ou outro, nem tão pouco tenha a intenção de trazer discórdia. O que queremos é olhar para ele com um olhar mais aguçado e prever e / ou resumir o que a entrada dele para beta pode nos trazer de bom ou de ruim.

Para você que viu aquela enorme logo vermelha do Dota 2 com as lanes cravadas nele, talvez não saiba, mas para os mais antigos, sabemos que o Dotinha, que nada mais é que a abreviação de Defense of the Ancients e veio de um mod de Warcraft 3 (sim nós ainda falaremos muito sobre essa história).

Dota_allstars_game

Com isso, quase todo o Lore do Dota 1 teve que ser apagado, motivo pela qual muitos fãs das comunidades mais antigos ainda se sentem ressentidos, mas que deve ser compreendido por todos.

Compreendido por que existe uma coisa que se chama: Direito Autoral.

Mas o que é direito autoral? A Wikia explica

Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações empregadas em referência ao rol de direitos dos autores sobre suas obras intelectuais, sejam estas literárias, artísticas ou científicas. Segundo a doutrina jurídica clássica, nesse rol encontram-se direitos de natureza pessoal e patrimonial, também denominados direitos morais e direitos patrimoniais, respectivamente.

Mas o que isso tem a ver com Dota e Warcraft, Blizzard e Hots (Abreviatura de Heroes of the Storm)?

Quer dizer que nomes como Jaina Proudmore, Arthas e Malfurion entre outros não pode ser usado. Foi assim que WindRunner, Skeleton King e Necrolyte foram trocados por WindRanger, Wraith King e Necrophos

Rei Leoric - o verdadeiro Skeleton King de Diablo

Rei Leoric – o verdadeiro Skeleton King de Diablo

Os direitos de imagem, nome entre outros pertencem a Blizzard e a Valve não tem direito sobre eles. Mas falando de imagens, temos um pequeno comparativo de alguns heróis de Hots e Dota

As imagens revelam certa similaridade e até o momento a Blizzard não se pronunciou quanto a mudanças mas infelizmente vivemos a esta mercê. O Próprio nome Defense of the Ancients já esteve em disputa pelas duas empresas. Hots iria se chamar Blizzard Dota, mas em maio de 2012 as duas chegaram a um consenso deixando o nome para a Valve que já estava bem adiantada em seus lançamentos enquanto Blizzard Dota era somente um sonho em papel.

Blizzard Dota - Entre o Dota e o Hots

Blizzard Dota – Entre o Dota e o Hots

Ai os amigos e leitores do WTD me perguntam, mas por que diabos a Blizzard não pegou o Dota e transformou ele logo de cara em seu. Os motivos são muitos, a começar que somente agora ela abriu os olhos para o que seria free poderia lhe render algum. O grande exemplo disso é seu jogo de card Hearthstone.

Em outro momento, ela só começou a ver potencial em mobas quando “League of Legends” começou a ganhar popularidade e ultrapassou em muito os usuários que antes era do Wow.

Mas tá, Hots é um risco para Dota?

Bom temos 10kk de players atualmente. Estamos em segundo lugar no ranking de mobas. Há muito a se dissertar sobre isso. Mas não vejo ele como um vilão que ameaça o Dota. A mecânica apesar de diferente contendo vários mapas e objetivos me pareceu mais com algo que em breve teremos dentro do dota (custom games), além disso, o velho sistema de rotação de personagens está lá vindo do League of Legends, passando por Smite, enquanto no Dota se mantém a tradição de todos os heróis.

Um outro fator no game são as skins. Se tem algo que a Blizzard quer, é ganhar dinheiro. O unicórnio montaria, está por volta de 40 reais. Uma skin hoje gira em torno de 8 a 21 reais (embora tenha promoções). Assim sendo, Hots atrai um público pela nostalgia. Nostalgia de quem jogou Warcraft, Starcraft ou Diablo. Até mesmo de The Lost Vikings

As mecânicas apesar de diferentes, são simples (ao meu ver), e quem é apaixonado pela complexidiade do dota, com itens, itens counters e outros, fica com aquele gostinho de “Tá mas… e?”

Blizzcon14_Heroes_SkyTemple_AzmoLostVikings.0

Com isso, a parte gráfica vira um ponto de gosto, enquanto as cinematics, bom esse é um ponto alto da Blizzard, que o Dota ainda precisa e muito melhorar. Os únicos vilões são o “copyright” ao meu ver e claro a própria comunidade tanto do dota, quanto do Hots, embora uma das citações de Malfurion dentro de Hots remeta a Nature e tenha me deixado pensando: Qual a necessidade?

“-Sou um druida, não um profeta!” diz ele

Eu não fui a fundo, mas não acho que a Blizzard queira comprar uma briga séria com a Valve, pois ai sim, teríamos uma grande batalha de fãs totalmente desnecessária para qualquer cenário do E-sport. Eu sou a favor de sim, você pode jogar os dois mesmos sendo fã de um sem a necessidade de se provar algo.

Poxa eu gosto dos personagens de Hots, mas nada é como Dota!

Ok, eu sempre disse que eu amo e odeio a comunidade por muitos motivos, mas um de meus amores é como ela se movimenta. Você já ouviu falar de mod para dota, que altera a aparência do personagem aqui, pois Shutnik, um dos mais influentes (Além de modera) da parte de Mods do dota no Reddit, fez a Nova de Starcraft com o modelo do Sniper.

Os0ZRCa
Você pode baixar aqui: http://vk.com/shutnikdota2modding
Tinha um vídeo bem interessante dela, mas a Activion deu flag.

Mas se você acha que para por ai, está enganado 😉 Acompanhe o trabalho dele no canal aqui

Com isso, encerro o assunto. Heroes of the storm está lá, pra quem quer brincar uma vez ou outra. Assim como League of Legends e Smite. O Dota teve muitas mudanças e esse ano promete, mas eu confesso que não quero mais mudanças em nomes ou em modelos que já pegamos tanto carinho.

Bom, se você quiser aprender Hots, eu indico um site de amigos, que já tem o tutorial básico por lá: Prakenexo

E você, já jogou Hots? Comparado a Dota, o que achou?

About The Author

Suporte com alma de carry, louca por cosméticos e customização, Courier Pet Collector, Jogadora Noob e administradora / design no #WTD nas horas vagas.

Related Posts

13 Responses

  1. otker

    Ainda vai ter muito chororo de jogador de LoL e Dota… Só rindo, e torcendo para que não migrem para lá.

    Responder
    • Gisa

      Otker, isso é inevitável, afinal o jogo não é feito para uma pessoa. Ainda mais vindo da blizzard. Eu mesmo pretendo noobar la de vez em quando, afinal o intuito do moba é se divertir não é? 😀

      Responder
  2. Rodit

    Curti a construção do post e as imagens comparativas, estava esperando alguém fazer isso, inclusive acho que tem mais coisas a serem exploradas nesse quesito, mais não entendi o que intensão do texto ficou um pouco confuso. No mais parabéns pelo blog ta muito bonito, sempre que rolar algo sobre Hots do um pulo aqui comentar!

    Responder
    • Gisa

      Oi Roddit, A intenção maior é somente mostrar que o Dota corre um risco de processo, que foi abafado por que até então o Blizzard Dota não tinha saido do papel. Com a chegada de novos heróis, isso deve acontecer. Mas não acho que ele seja uma ameaça ao dotinha como muitos em grupos de discussão estão fazendo. E nem se deve provocar brigas desnecessárias sobre o mesmo. 🙂 No mais, se tiver algo, vai rolar, mas o foco é o amado dotinha mesmo. Obrigada

      Responder
  3. Dio

    Olha, a respeito da citação do Malfurion pro Furion, eu acho até legal. Rivalidade sempre faz bem. Assim como o Juggernaut fala “my blade is swiffter”, que se não me engano, é uma referência ao Swifftblade, do falecido HoN.

    Por demás, talvez ainda ocorram muitas mudanças graças ai copyright, quer queiram ou não- mas é assim que as coisas são, uma constante mudança.

    Jogo Hots desde o closed beta e ele tem um “objetivo” bem diferente de todos os outros mobas. Lá, de fato, você vê que são dois exércitos lutando. Controle de tropas são fundamentais para a vitória. Você não tem itens, mas mesmo assim, continua tendo sua build graças aos “traits” e “heroic skills” que você pega.

    A aproximadamente 1~4 lvl você ganha 1 talento (tendo seu ultimo talento no lvl 20). E sua build vari de jogo pra jogo. Assim como você também varia seus itens de jogo pra jogo no Dota.

    Não acho hots tão bom quanto acho dota, mas jogo bastante, até. É um ótimo jogo. Como sempre, blizzard fazendo um bom trabalho. Bom e “mercenário”(trocadilho proposital)

    Responder
    • Gisa

      Dio, joguei Hots por um bom tempo também, sei do que está falando, mas eu ainda sinto-o cru. Mas como disse no texto, é questão de preferência mesmo. Jogo smite também e não consigo ter a idéia de ter um jungle fixo, ou só estou me acostumando agora, mas ele me foi mais atrativo pelo lance do item. Acho que a época que joguei também, quase não tinha brasileiro e era bem bagunçado o Matchmaking pegando gente falando em alemão, em outras línguas e ninguem conseguindo conversar. Como disse, meu post é mais focado no geral, e eu quero muito voltar a jogar vez ou outra, mas como você disse, dota pra mim ainda é o grande ponto dos mobas pela sua dificuldade. Confesso que todas as partidas que fiz no Hots ficaram com sabor de, podia ser mais interessante

      Responder
  4. axell

    Gisa, você comentou mais das semelhanças dos heróis, mas eu acho que voces devem falar um pouco sobreo gameplay do hots depois. De qualquer maneira , os personagens do dota são todos rip off dos personagens da Blizzard .Estou jogando mais hots do que dota ultimamente. As partidas são muito rápidas , disputadas, os objetivos são feras e os heróis são bem balanceados. Esse último patch do dota me afastou do jogo e eu voltei pro hots. Não tem fase de lane, não tem farm , o jogo é super balanceado , não tem 1×5 que nem no Dota. A bliizard tirou as partes que causam tóxidade dos mobas, como picks , farm na lane pra focar em objetivos e trabalho em equipe. .Poder jogar 5-6 partidas em 1:30 de jogatina pra quem tem pouco tempo é muito massa ….
    O jogo tem muito potencial pra superar DotA em público e se a blizzard fizer que nem o HS , vai ser sucesso .
    Não é só nostalgia que vai atrair os jogadores não, o jogo é bom e traz algo novo pra esse formato de farm-lane-items . Estou jogando desde o closed beta e o jogo só vem melhorando . Eu só tenho 2 criticas atualmente ao hots que são os preços em reais que é absurdo e o algortimo de mm, mas eu já li os planos dos caras pra melhorar e o algoritmo só tende a melhorar , diferente do dota que é bugado até hoje .

    Responder
    • thelsales

      Cara.. realmente seu comentário foi muito tendencioso. Dota não é bugado. Não existe 1×5 no Dota. A parte do “trabalho em equipe” é a parte tóxica do Dota, picks são meramente 2 minutos a mais de xingamento, que também estará presente no HotS. Não creio que o jogo tenha potencial pra superar o Dota, digo isso pois joguei. Me parece muito simplista, sem itens, só aqueles talentos. Talvez questão de costume. Não tem farm nas lanes.. não tem (pelo menos não percebi) nenhum caminho entre uma lane e outra pra facilitar gank, pickoff e etc. Basicamente o jogo é um PvP rápido e sem complexidade, não me atraiu e provavelmente não vai atrair grande parte dos jogadores de MOBA. Provável que grande parte do público do jogo se baseará em quem nunca jogou um jogo do gênero, resolveu ir testar e curtiu pela rápida linha de aprendizado (essa que é o maior ponto positivo do jogo, na minha opinião, pois no Dota você gasta milhares de horas pra deixar de ser noob).
      As partidas acabam muito rápido, também não curti muito isso. Como disse, pode ser questão de costume, pois você aparentemente gostou.
      Enfim, já comparei tudo o que tinha pra comparar entre os dois jogos, são muito diferentes.

      Responder
  5. axell

    O dota é um jogo de right click , o lol é mais fast paced com cooldown bem baixo . O smite puxa mais para o lol mas tem elementos dos mobas . O hon nem preciso comentar é o dota 1.5 .De todos os mobas depois de dota e lol , o hots na minha opinião foi o que trouxe algo novo . E um jogo ter mecânicas simples não faz dele um jogo pior, e tudo vai depender do marketing da blizzard e como eu falei antes, se ela fizer que nem HS vai ser sucesso.

    Responder
  6. Thiago Sant'Ana

    Ótimo post !!!
    Também jogo HOTS desde o closed Beta, gosto bastante dele, mas assim como diz o post nada se compara ao dotinha, apesar da diferença dos dois, HOTS tem lá seus pontos positivos. Na minha humilde opinião apesar de HOTS ser um ótimo jogo não será de grande perigo para o dota, para quem joga dota a mais tempo, o fato de não ser possível fazer itens é incrivelmente desconfortante de inicio, assim como diz o post fica aquele sentimento de “e ai ?”. Sabe aquele dia que você perde assim umas 3 ranked seguida e bate aquele desanimo, normalmente dou um tempo ficando um pouco no HOTS e depois volto. Apesar de tudo é um bom jogo, concordo que ambos podem ser desfrutados em paralelo, o ritmo de jogo dos dois são totalmente diferentes, não acho que nenhum substitui o outro, como diz o post vai do gosto.

    Responder
  7. Toby

    Olha, eu jogava Dota desde a época daquele clássico Dotinha na Lan.
    E tipo, sempre fui muito fã da blizzard.. Hots veio como um novo estilo de Moba, aonde existem objetivos nos mapas, não é so farmar e ficar no mata-mata, acho que de todos os Mobas que joguei (Dota, Dota 2, Hon, Lol, Smite e ate o Moba que tinha no SC2) Hots ganha fácil de todos, claro, sinto falta de itens, mas paro pra pensar “não existe minha build de itens mas tem a minha build de talentos!” Enfim.. mas depois do Hots, com certeza vem dotinha :3

    So uma correção: Skins no Hots custam de preços variados.. Variam entre R$ 14,00 até R$30,00… tem MUITA skin de R$17,00 e R$21,99, no LoL 1k de RP ta custando R$15,00 (Se não me engano) e as skins lá custam na média 975RP. Então já viu.. E po, os Sets do dota são bem baratos pq vc tem como ganhar e negociá-los com a comunidade 😉

    Responder
  8. Commander

    Gisa,

    Parabéns pela matéria, gostei muito boa =)

    é interessante conhecer como está o Heroes of storm da blizzard, e ver as semelhanças entre os personagens.

    O fato de a blizzard ter escolhido 1 sistema de rotação de personagens certamente diminui o “apelo” do jogo junto a comunidade, acho dificil alguém que joga dota abandonar o jogo por um outro que seja necessário “comprar” os personagens.

    Além disso a simplicidade e facilidade que você relatou no jogo, talvez faça dele um concorrente ao league of legends, por mais que tenham coisas novas e diferentes.. aparentemente o publico alvo são jogadores novos , sem experiência em outros mobas no geral.

    Enfim acho que a blizzard perdeu o Timming para ser um grande concorrente nesse segmento, o jogo pode até fazer algum sucesso, mas acho que não vai chegar ao tamanho dos outros que já estão consolidados hoje.

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.